sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tecnologia móvel: Brasileiros ganham prêmio da ONU


A Hand Talk, empresa de desenvolvimento de soluções digitais para inclusão social, criado por três alagoanos, acaba de ser eleito em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o melhor aplicativo pelos jurados do WSA-Mobile, evento organizado pela ONU e considerado o maior e mais importante evento da área de tecnologia móvel do mundo.
O programa é capaz de traduzir para a linguagem gestual, em tempo real, tanto mensagem de texto, como áudio (voz) e deve estar disponível gratuiramente no mercado a partir de agosto. Os sócios Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz viajaram no último sábado (02) para Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde acontece a entrega do prêmio.
Depois de disputar com quase 500 projetos de várias partes do mundo e ser considerada um dos cinco melhores na categoria ‘Inclusão Social’,a Hand Talk consagrou-se campeã e teve eleito o melhor aplicativo do mundo após apresentar-se para os jurados e convidados do evento. “Já era uma vitória poder participar desse evento, toda equipe sabe de sua importância, afinal, trata-se do ‘Oscar dos Aplicativos Móveis’. Estamos muito felizes em saber que o nosso projeto foi considerado por todos os jurados o melhor do mundo, isso nos deixa com mais ânimo para trabalhar”, diz Carlos Wanderlan, diretor de tecnologia da Hand Talk.
Conhecido como "Hand Talk" (mãos que falam em tradução livre), o programa conta com um avatar (espécie de personagem), batizado de "Hugo" que realiza a tradução da linguagem sonora ou escrita para a linguagem do celular. Hugo aparece na tela fazendo os sinais, após a mensagem ser digitada ou apenas falada, próxima ao aparelho.
De acordo com a página oficial dos criadores, o processo de desenvolvimento do software ainda está em andamento e trata-se de uma adaptação muito "minuciosa", uma vez que pequenos detalhes, com a expressão facial de Hugo podem fazer diferença no sentido da mensagem.
Apoio
Segundo os sócios, para conquistar o prêmio no WSA-Mobile, o projeto contou com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, através da ‘Desenvolve’ (Agência de Fomento do Estado de Alagoas) e da Secretária de Ciência e Tecnologia, que desde o início "perceberam o potencial e a visibilidade que o projeto traria para Alagoas e para o Brasil".
“Queremos levar uma ideia alagoana e brasileira para todos os lugares do mundo. Esperamos quebrar muitas barreiras e estreitar relação entre surdos e ouvintes em todas as partes do planeta”, comenta Ronaldo Tenório, CEO (Chief Executive Officer) do Hand Talk.
Fonte - ebc



Nenhum comentário: