quinta-feira, 10 de maio de 2012

Copa: lei geral é aprovada no Senado, o povo pode beber nos estádios

O projeto da Lei Geral da Copa foi aprovado nesta quarta-feira, 9, pelo Senado — sendo mantido o texto que passou no fim de março na Câmara — e agora segue para sanção presidencial.
O plenário do Senado manteve a regra que permite a venda de bebidas alcoólicas — uma exigência da Fifa — nos estádios durante a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, suspendendo assim a vigência de trecho do Estatuto do Torcedor que veta a venda de bebidas.
Críticas e discussões
Alguns parlamentares entendem que, com a suspensão desse trecho do estatuto, a decisão sobre a venda de bebidas ficará a cargo dos governos estaduais. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, diz, no entanto, que a lei federal se sobrepõe às leis estaduais.
A votação da Lei Geral da Copa foi adiada inúmeras vezes tanto na Câmara quanto no Senado, o que gerou críticas por parte da Fifa e um certo mal estar entre o governo brasileiro e a entidade. A discussão no plenário do Senado nesta quarta durou mais de três horas, novamente com protestos contra a exigência da Fifa sobre a venda de bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário: