quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aplicativos podem melhorar produtividade de advogados

Telefones inteligentes, que muitos preferem chamar de smartphones, tablets, que poucos ousam chamar de tabuleta, e seus aplicativos, que alguns preferem chamar deapps , são mais poderosos que muitos computadores de mesa ( desktops ) ou computadores portáteis ( laptops ounotebooks ) ainda em uso. Entretanto, nenhum desses aparatos eletrônicos tem o poder de tornar um advogado mais competente. Nem mais produtivo, se o advogado já não tem essa qualidade. "Mas, quando usados apropriadamente, ajudam muito a aperfeiçoar a prática da advocacia e aumentar, substancialmente, a produtividade", diz o advogado Sam Glover, que tem como clientes alguns nerdsda informática e é editor da publicação The Lawyerist .
Os aplicativos dos telefones da Apple , Android e Windows , bem como do iPad e outros tablets , devem ser compatíveis com os softwares e serviços utilizados pelo advogado em seu computador. Afinal, ninguém quer um sistema de gerenciamento de casos, por exemplo, que só funciona no telefone inteligente. Nenhum aplicativo deve "aprisionar" seus dados dentro do telefone, embora, de qualquer forma, o usuário precise de algo como o Dropbox para aproveitá-los da melhor forma possível.
Em um artigo para a revista da American Bar Association (ABA), a ordem dos advogados dos Estados Unidos, o autor apresenta os aplicativos que usa e recomenda. O especialista em aplicativos jurídicos e colunista daConJur , Alexandre Atheniense , que discutiu a utilidade dessas ferramentas com Sam Glover no "Techshow" da ABA em Chicago, no mês passado, coloca as sugestões em contexto para os advogados brasileiros: Ler documentos: GoodReader ; Gerenciar tarefas: RTM e Wunderlist; Escrever em editor de texto: Daedalus , Writing Kit e Nebulous Notes; Escrever em processador de texto: QuickOffice, Word, Pages etc. Fazer anotações (a mão): Upad e Penultimate; Fazer anotações (com o teclado): Evernote e OneNote; e também
Acessar remotamente o computador: Splashtop , Screens VNC e GoToMyPC

Não é possível fazer tudo em um tablet . Assim, o computador ainda é necessário para muitos trabalhos. Há algumas ótimas opções de acesso remoto ao computador para tablets , diz o autor. Ele prefere Splashtop , compatível com iOS , Windows , Android e OS X . Para ele, esse aplicativo funciona muito bem quando precisa editar um documento no Word ou anotar uma transação no QuickBooks , mas está longe de seu computador ou apenas com preguiça de levantar do sofá para procurá-lo. Ele recomenda aos advogados que confiram, também, os aplicativos Screens VNC (da Apple, para iPhone e iPad , compatível com iOS e OS X ) e GoToMyPC (para Android , iPhone e iPad ), compatível com Windows e OS X ).

Nenhum comentário: