quinta-feira, 8 de março de 2012

Nanotecnologia: manipulação minúscula e resultados gigantes

Minúsculo em tamanho, enorme em complexidade. A nanotecnologia é o estudo e a manipulação de matérias minúsculas, em escala atômica e molecular, e o seu uso em outras ciências como a química, a biologia, a física e, inclusive, a engenharia. É difícil imaginar o quão pequena é a nanoescala: um nanômetro é correspondente a um bilionésimo do metro. Para se ter uma ideia, em uma escala comparativa feita pela Iniciativa Nacional de Nanotecnologia americana (National Nanotechnology Initiative), se uma bola de gude fosse um nanômetro, então um metro teria o tamanhoda Terra!
Absolutamente tudo no nosso planeta é feito de átomos, mas para enxergá-los e ser possível trabalhar com estas partículas extremamente pequenas é necessário o uso de um microscópio especial de varredura de tunelamento ou de força atômica, criado há aproximadamente 30 anos. A nanotecnologia é uma ciência relativamente nova, que se tornou popular apenas em 1980. Seu objetivo principal é a manipulação dos átomos com a intenção de criar novas estruturas que possam de alguma maneira, melhorar a vida humana. Você se surpreenderia com a quantia de produtos do nosso dia-a-dia que já possuem nanopartículas, entre eletrônicos, de limpeza, de beleza, roupas… Que usufruem das vantagens que a nanotecnologia pode proporcionar ao resultado final. Novos usos e criações são descobertas diariamente. É uma área bastante promissora.

Recentemente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação publicou sobre a criação do Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia, o CBC-Nano, que tem como objetivo, entre outros, “coordenar as atividades envolvendo a cooperação entre os dois países em áreas de nanotecnologia no âmbito do Ministério” e de “promover o avanço científico e tecnológico da investigação e aplicações de materiais nanoestruturados”, como publicado no Diário Oficial da União. Não há ainda, no entanto, nenhuma informação específica sobre as pesquisas que serão realizadas pelo CBC-Nano.

O esforço brasileiro e norte-americano em progredir no estudo da nanotecnologia é exemplo de como ela pode significar benefícios econômicos para o país e melhorias para a humanidade. Os estudos ainda nos reserva muito há ser descoberto na nanotecnologia.

Nenhum comentário: