sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Falha em usina no Sertão causa apagão em quase todo o Nordeste


Um grande apagão atingiu oito estados do Nordeste por volta das 23h30 de ontem. O problema foi iniciado com um defeito na Usina Hidrelétrica de Itaparica, mais conhecida como Luiz Gonzaga, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. A falha causou um “efeito cascata”, afetando os outros estados. A energia começou a ser restabelecida aproximadamente duas horas após o início do apagão. 



Porém, o fornecimento só retornou a normalidade em bairros da Região Metropolitana do Recife, como Candeias, Piedade e Olinda, por volta das 04:30hs.



De acordo com o diretor de Engenharia da Chesf, José Ailton de Lima, o problema em Itaparica fez com que o sistema de proteção das linhas de transmissão se desligassem. “Normalmente, esse sistema religa automaticamente mas, como o defeito persistiu, isso não aconteceu, e ainda se propagou como um vírus para outras estações”, explicou. Segundo ele, apenas o Piauí continuou com energia.




“Esse efeito cascata não era o que deveria ocorrer, por isso suspeitamos de um possível de­feito simultâneo, que gerou a propagação. Mas ainda estamos investigando”, informou. Lima acrescentou ainda que o problema na usina, responsável pelo o início do apagão, também está sendo investigado. A hidrelétrica foi construída na década de 70. “Assim que identificamos a situação, encaminhamos nosso pessoal para o centro de operações da Chesf a fim de resolver e recompor o sistema rapidamente”, acrescentou. 


Assim que as luzes se apagaram, os internautas começaram a postar no microblog Twitter informações sobre a falta de energia. Entre as informações postadas, surgiu a de que estados de fora do Nordeste também estariam sem luz. Contudo, essa informação não foi confirmada pela Chesf. “O sistema brasileiro é todo interligado e, portanto, se outros estados além daqueles do Nordeste tivessem sido afetados, nós saberíamos”, enfatizou Lima.  

Nenhum comentário: