segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FORMAS FASCINANTES: Dez pérolas da arquitetura

Cada casa reflete um pouco da personalidade de seu dono. Abaixo, uma lista de casas com formatos pitorescos que se tornaram verdadeiros pontos turísticos.
            O Heliodomo

Com o design de um grande relógio solar, movido à energia solar, o Heliodomo é uma casa em Cosswiller, na França, cuja angulação permite captar raios do Sol durante todo o dia.
O formato é seu grande trunfo. Ele gera sombra durante o verão e mantém a temperatura agradável. Já nos meses de inverno, as grandes janelas permitem a entrada de raios solares, aquecendo o ambiente.
A casa giratória

Bohumil Lhota, um construtor civil de 73 anos, construiu uma incrível casa giratória na cidade de Velke Hamry, na República Tcheca. A posição da casa é ajustada de acordo com a paisagem que Lhota deseja ver no momento. A casa começou a ser construída em 1981, e foi concluída em 2002.
 Casas de cubo

Famosas mundialmente por sua arquitetura, as Kubuswoningen são uma atração à parte de Roterdã, na Holanda. Conhecidas como “as casas de cubo” elas foram construídas pelo arquiteto Piet Blom, na década de 1980.
Jardim suspenso

Em plena região central de Pequim, um empresário chinês construiu no topo no 26º andar de um prédio um grande jardim decorado com rochas artificiais. A obra, no entanto, foi feita ilegalmente e após reclamações de vizinhos, o governo local obrigou o proprietário a desmanchar o jardim.
A casa que satisfaz ansiedades

Na cidade de Suwon, Coreia do Sul, há uma casa em formato de vaso sanitário, chamada Haewoojae, que significa “a casa que satisfaz as ansiedades”.
Casa-avião

O formato da “casa avião” em Abuja, Nigéria, nasceu do amor entre Said e Liza Jammal. Após o casamento, Liza pediu a Said que construísse a casa dos dois em formato de avião, por causa de sua paixão por viagens.
 O disco voador

Em Chattanooga, Tennesse, há uma casa chamada “disco voador”. Construída na década de 1970, por Curtis W. King, ela tem vários andares e três quartos. A porta de entrada é uma escada que sobe e desce com o aperto de um botão. Em 2008, a casa foi vendida por US$ 135 mil.
 Casa-caverna

Curt e Dobora Sleeper construíram sua casa dentro de uma caverna em Festus, no estado americano de Missouri. Em meio a dificuldades financeiras, em 2009 eles decidiram colocar a casa à venda no site de compras online eBay. Porém, o caso chamou atenção da mídia e após uma campanha de financiamento eles conseguiram manter o imóvel.
Casa no rio

Bajina Basta é uma vila na Sérvia que fica às margens do rio Drina. Em 1968, um grupo de jovens rapazes decidiu que uma pedra no meio do rio era o local perfeito para construir uma casa que serviria como “quartel-general” do grupo.
 Casas em topos de árvores

Uma série de “casas da árvore” compõe a paisagem do parque florestal Nine Ladies, na Inglaterra. Durante décadas a região foi ocupada por ativistas para impedir o avanço da exploração de granito no local.


Nenhum comentário: