segunda-feira, 4 de março de 2013

Bebê com o vírus HIV é curado


Cientistas dos EUA anunciaram neste domingo, 3, que, pela primeira vez, um bebê que nasceu com o vírus HIV foi curado após um tratamento precoce com o coquetel antirretroviral. A expectativa é de que a descoberta possa abrir caminho para a erradicação da infecção por HIV entre crianças.
Trata-se do primeiro relato em todo o mundo da chamada “cura funcional” de uma criança, quando uma pessoa atinge a remissão. Nesse estágio, não é necessário o uso de medicamentos e exames de sangue não revelam sinais de que o vírus esteja se replicando.
Os cientistas ainda precisam realizar mais testes para descobrir se o tratamento teria o mesmo efeito em outras crianças. “Essa é uma prova de conceito que o HIV pode ser potencialmente curável em crianças”, disse a virologista Deborah Persaud, da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, que apresentou a descoberta durante uma conferência em Atlanta.
Os médicos não revelaram a identidade do bebê, afirmando apenas que se trata de uma menina. A mãe da criança não sabia que estava infectada durante a gravidez.
Os cientistas acreditam que a cura do bebê foi desencadeada pelo uso precoce do tratamento antirretroviral. A criança recebeu três drogas anti-HIV quando tinha apenas 30 horas de vida. O vírus se tornou indetectável quando o bebê completou 29 dias de vida.
A menina recebeu tratamento padrão até completar 18 meses. Posteriormente, deixou de comparecer às consultas por 10 meses, período no qual, segundo a mãe, não recebeu qualquer medicação. Ao voltar a ser consultada, testes revelaram que não havia níveis detectáveis de HIV, e os médicos resolveram suspender a terapia antirretroviral.
Fonte - opiniao

Nenhum comentário: