sábado, 10 de novembro de 2012

Como criar senhas à prova de hackers



Ser hackeado nos dias de hoje é extremamente fácil. Ao clicar em links suspeitos, os “piratas de computadores” invadem servidores, redes e sites confidenciais, tendo acesso a diversas informações do usuário. Sistemas de tecnologia de empresas são atacodas diariamente por hackers, que estão à procura de senhas para vender no mercado negro, onde elas podem valer até US$ 20. A maioria das pessoas será hackeada em algum momento da vida.
Diante desta constatação assustadora, como criar senhas para o uso diário, como contas de banco, contas de e-mail, redes sociais, entre outras, que sejam difíceis de serem descobertas, mas fáceis de lembrar? O New York Times foi atrás de especialistas em segurança, que deram algumas dicas de elaboração de senhas seguras para dificultar a vida dos hackers:
ESQUEÇA O DICIONÁRIO
Se sua senha pode ser encontrada em um dicionário, ela provavelmente não é segura. As piores senhas são palavras encontradas em dicionários. Os hackers testarão frequentemente, palavras de um dicionário para tentar violar a segurança de um sistema. Se a sua senha não estiver dentro dessa possibilidade, os hackers seguirão em frente e tentarão outra vítima.
NUNCA USE A MESMA SENHA DUAS VEZES
As pessoas costumam usar a mesma senha para sites distintos, fato muito explorado pelos hackers em seus ataques. Ao descobrir a senha da rede social de uma vítima, por exemplo, o que não traz consequências mais graves, o hacker usará a mesma senha para tentar invadir contas de e-mail, bancos e outras que possam conter valiosos dados financeiros e pessoais armazenados.
CRIE UMA SENHA EXTENSA
Quanto maior for a sua senha, mais tempo levará até ser descoberta. Uma senha deverá ter 14 caracteres ou mais para que não seja possível decifrá-la em menos de 24 horas. Como são mais difíceis de serem lembradas, considere senhas como nome de filmes, músicas ou poemas favoritos e efetue combinações entre a primeira ou as duas letras de cada palavra na expressão.
APERTE AS TECLAS
Para as contas mais valiosas, os especialistas sugerem que o usuário aperte as teclas do teclado aleatoriamente, utilizando também as teclas Shift e Alt, e copie e cole o resultado em um arquivo de texto para salvar em seu dispositivo USB.
GUARDE SENHAS EM LOCAIS SEGUROS
Não armazene suas senhas na sua área de trabalho ou em documentos salvos no computador. Se algum vírus invadir seu computador, elas serão descobertas. Uma sugestão dos especialistas é guardar as senhas em um dispositivo USB ou manter dicas das senhas em um pedaço de papel na sua carteira. Assim elas permanecerão completamente fora do alcance da internet.
IGNORE PERGUNTAS DE SEGURANÇA
Existe um conjunto limitado de respostas a perguntas como “Qual é sua cor favorita?” e outras, como “Qual o nome da escola que você frequentou no Ensino Médio?”, podem ser achadas na internet. Os hackers utilizam essas informações para recadastrar as senhas e passar a controlar a conta do usuário. Um conselho dado pelos especialistas é utilizar uma dica de senha que não tenha nada a ver com a real dica da pergunta.
UTILIZE NAVEGADORES DIFERENTES
Os especialistas em segurança aconselham os usuários a utilizarem diferentes navegadores de internet para diferentes atividades. Eles dizem que os usuários devem usar um para o acesso a blogs, sites de notícia, fóruns etc., e outros para o acesso de e-mails e contas bancárias online.
Um estudo realizado entre os navegadores da rede mais comuns, incluindo o Mozilla Firefox, o Google Chrome e o Internet Explorer, revelou que o navegador do Google foi o menos sujeito a ataques.
COMPARTILHE CUIDADOSAMENTE
Não utilize um endereço de e-mail real na hora de realizar cadastros online. Segundo especialistas, o ideal é utilizar um e-mail descartável. Eles sugerem que usuários considerem tudo o que é escrito ou compartilhado na internet como um registro público.

Nenhum comentário: