segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As miniaturas mais incríveis do mundo

As pessoas são fascinadas por coisas minúsculas – tanto que, há algum, tempo existia um parque temático de miniaturas no sul da Califórnia. O parque foi fechado e as miniaturas foram leiloadas. Mas aqui temos uma lista das miniaturas mais incríveis do mundo, feitas tanto pelo homem quanto pela natureza.
 Veja:

CONCHAS DO MARCONCHAS DO MAR

Essas são pequenas conchas, em uma escala minúscula, não plâncton. Apesar de serem quase impossivelmente pequenos, os bichinhos que as habitavam eram ainda menores. Para você ter uma ideia, as pedras que estão ao lado das conchas são grãos de areia.



 NANOMOTORES

A nanotecnlogia vai revolucionar o nosso mundo. Os nanorobôs mais simples estão sendo usados para estudar nosso organismo nos níveis mais básicos, como nas células. Algumas dessas máquinas são tão pequenas que sua largura equivale à metade da largura de um fio de cabelo.


A MENOR BÍBLIA DO MUNDO

Outra obra da nanotecnologia. Um grupo de pesquisadores gravou o texto na íntegra em hebraico em um “disco” com a metade do tamanho de um grão de açúcar.

AVIÃO MOVIDO A INSETOS

Todos sabem que insetos têm a capacidade de levantar pesos muito maiores do que o próprio. Os antigos egípcios admiravam tanto o poder de vôo dos insetos que imaginavam se não seriam moscas domésticas que levavam a alma dos faraós para outro mundo (se você considerar que elas são atraídas por cadáveres, até faz algum sentido). Atualmente a mania é fazer aviões movidos a insetos, como na foto.
ABELHAS ANÃS

Chamadas de Quashieshma, essas abelhas têm apenas dois milímetros de comprimento. Outra característica dessas abelhas é que elas são muito solitárias e não vivem em colméias, como suas “primas”.

PALITOS DE FÓSFORO

Tornaram-se a base para muitas estruturas de obras de arte, como na foto. A origem dos palitos de fósforo é bem mais antiga do que se imagina. Data de 3500 a.C, no Egito. Aparentemente, os egípcios desenvolveram um pequeno palito com enxofre na ponta.


ARTE EM SEMENTES

O que fazer com as sementes encontradas nas frutas que comemos todos os dias? Arte! Para fazer essas gravações, além de uma mão firme, você precisa de caroços de pêssego, cereja ou, até mesmo, de azeitonas.




XADREZ

O menor tabuleiro de xadrez do mundo foi feito na Índia. Ele tem apenas 24 milímetros quadrados e as peças não passam de 10 milímetros de altura. Feito de ouro, o pequeno tabuleiro custa 100 mil rúpias, ou um pouco mais de dois mil dólares.



 ARROZ

O arroz sempre foi um símbolo de prosperidade, além de servir de base alimentar para bilhões de pessoas no mundo. Não é difícil encontrar, principalmente no litoral, artesãos que conseguem gravar o nome das pessoas em um grão de arroz – o arroz gravado é considerado um amuleto que traz muita sorte ao seu dono. Mas pelo mundo há verdadeiras obras de arte no interior de grãos de arroz. Normalmente as inscrições são cobertas com resina, para aumentar um pouco a visão que temos do que está gravado.

ATRAVÉS DO BURACO DA AGULHA

Quem já costurou alguma coisa e ficou lutando para passar o fio por dentro de uma agulha sabe como é pequeno um buraco de agulha. Essas esculturas, feitas dentro do buraco de agulhas podem ser arruinadas até pelo barulho do trânsito. Para fazê-las o autor da obra precisou de aparelhos microscópicos.


A MENOR COBRA DO MUNDO

A serpente de Barbados foi descoberta em 2008 e, olhando de longe, ela não é muito diferente de uma minhoca comum. As fêmeas colocam apenas um ovo por vez. Se colocassem mais, a cria seria tão pequena que não teria meios de se sustentar

Nenhum comentário: