sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ferramenta do Google explora o corpo humano


Desde que o Google passou a oferecer serviços gratuitos de localização, visualização de mapas e imagens aéreas de satélite - através de ferramentas como Google Maps e Google Earth e Street View -, estudar geografia ficou mais interessante. Com o mouse à mão, os estudantes dão alguns cliques para ver em detalhes qualquer parte do mundo que lhes interessem. O mesmo agora se pode dizer quando o assunto de interesse for saúde e corpo humano.

A empresa de internet que já permite aos estudantes fazerem suas buscas e consultarem livros online, entre outras atividades, agora lançou o Google Body Browser. O aplicativo online, criado pra fins educacionais, permite navegar pelos diversos sistemas do corpo humano, ampliar e identificar órgãos, músculos, ossos e tecidos.

Com comandos similares aos do Google Earth, o site exibe a visão 3D de uma pessoa e, com o mouse, o usuário pode rotacioná-la. Deslizando o mouse na barra lateral do aplicativo, o usuário pode ir visualizando, por camadas, toda a composição do corpo humano, da pele até os ossos. A transição da imagem de uma camada para outra, com riqueza de detalhes, chega a ser fascinante.
O usuário pode ater-se a cada detalhe, usando a ferramenta de zoom. Ao clicar sobre cada parte do corpo, a ferramenta mostra o respectivo nome, cumprindo seu papel educativo. O usuário pode também localizar qualquer parte da anatomia através de uma busca. A desvantagem é que a ferramenta, em estágio de testes (versão beta), ainda não está disponível em português, somente na língua inglesa. O Google Body Browser explora recursos visuais 3D. Para isso, ele requer que o usuário tenha instalado no computador um navegador de internet com as tecnologias HTML 5 e WebGL, um padrão aberto de rende-rização de imagens.
Atualmente, os únicos navegadores que contam com esse recurso são o Chrome 10, do próprio Google, e o Firefox 4. Você pode acessar o Google Body Browser no site "bodybrowser.googlelabs.com". Já os navegadores necessários para este acesso estão disponíveis nos endereços "http://www.google.com/chrome" e http://www.mozilla.com/firefox/beta.

Nenhum comentário: