domingo, 29 de janeiro de 2017

O QUE É QUIMERISMO?

Para explicar do que se trata esse termo é preciso falar um pouco de biologia. Isso porque animais ou humanos considerados quimeras têm tais características determinadas durante a formação, no útero de suas mães; são resultado de dois conjuntos de células diferentes que se juntam durante o desenvolvimento do embrião. Assim, embora essas células opostas acabem dando origem a um só organismo, ele acaba adquirindo as características distintas, que cada um desses grupos carregava.
No final, como você vai ver nas fotos, o quimerismo resulta em seres magníficos. Aliás, o que faz do quimerismo ainda mais especial é que ele quase nunca acontece. Se animais quimeras são raros, no caso dos humanos é ainda mais difícil de encontrar casos assim. Conforme registros científicos, em todo o mundo, já somente 40 pessoas com características de quimerismo, normalmente com olhos de cores diferentes um do outro (como no caso da Kate Bosworth , como você vê na foto abaixo).


 Lagosta Halloween

Essa lagosta quimera ficou famosa em 2012, ao ser capturado por um pescador de Massachusetts, nos Estados Unidos. Dividido em duas cores laranja e preto, o bicho recebeu o nome de Halloween e hoje vive no Aquário New England, em Boston.



 Gata Vênus

Essa gatinha, que vive na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, é outro exemplo elegantíssimo de quimerismo; que aliás ficou muito famosa na internet por sua beleza. Seu pelo é composto por duas colorações diferentes: preto e amarelo.



 Periquito Twinzy

Esse periquito quimera, chamado Twinzy, ficou famoso depois que foi divulgado na página da gatinha Vênus. Seu corpo, embora pequeno, é coberto com penas de cores vibrantes, sendo meio a meio azul e verde.




Veja outros exemplos de animais que nasceram com quimerismo:








Nenhum comentário: