segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O elevador mais rápido do mundo


          Andar de elevador pode ser uma experiência comum, mas quem entra no da Shanghai Tower, na China, sabe que vai ser diferente, já que ele é o elevador mais rápido do mundo. Em condições normais, ele sobe numa velocidade aproximada de 64 km/h, mas pode chegar a 73 km/h com a presença de um técnico. Para se ter uma ideia de quão rápido isso é para um elevador, a famosa Torre do Terror, uma atração do parque da Disney, chega a 62 km/h.
Em dezembro, a Mitsubishi Eletric, a companhia responsável pelos elevadores, recebeu o título do Guinness por seu recorde. A China está vivendo um “boom de elevadores”. Na última década, a grande maioria dos elevadores instalados no mundo foi na China. Estima-se que, até 2020, 40% de todos os elevadores do mundo estejam na China.
Um estudo recente sugere que 82 km/h deve ser o limite de velocidade para a subida. Acima disso, os passageiros devem se sentir mal. No caso da descida, a situação é ainda mais complicada, já que o corpo acha que está caindo quando a velocidade é muito alta. Na Shangai Tower, o elevador desce a 35 km/h, velocidade que já está bem próximo do limite.
Atualmente, cinco dos dez elevadores mais rápidos do mundo estão na China. Estes elevadores super rápidos custam muito dinheiro. Eles precisam ser pressurizados para que a “viagem” seja confortável. Jim Fortune, um consultor americano de elevadores, estima que cada instalação custe até US$ 3 milhões.
Como os elevadores super-rápidos não têm muita utilidade, além de ser uma atração, e custam muito caro, esta não deve ser uma tendência.


Nenhum comentário: