segunda-feira, 18 de julho de 2016

Nasa: código Morse marciano


A NASA interpretou um conjunto de imagens fotografadas em Marte através da correspondência em código morse. Os cientistas têm realizado estudos para compreender a formação dos relevos captados pela câmara HiRISE, que tem explorado o planeta vermelho.
À primeira vista, a imagem mostra um terreno rugoso com linhas e pontos irregulares. A explicação deste fenômeno poderá, contudo, não estar muito longe da origem das dunas dos nossos areais.
O impacto de um asteroide pode ter levantado poeiras no solo de Marte e, com o tempo, o vento e as diferentes direções que tomou formaram os relevos agora captados.

Se por um lado, a explicação científica parece convencer, por outro, os cientistas quiseram ir mais longe e interpretaram os pontos e linhas através do código Morse (sistema encriptado de envio e recepção de mensagens).
No site da própria NASA pode ler-se “código Morse marciano” e esta foi a conclusão a que os cientistas chegaram:
NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE
Para o nosso entender humano, este agrupamento de caráteres pode não ter qualquer significado, mas os cientistas avançam outra teoria. A formação de relevos no solo de Marte pode dar pistas sobre o desenvolvimento daquele planeta e revelar mais sobre a possibilidade de ser habitável.


Nenhum comentário: