sexta-feira, 15 de julho de 2016

Avenida Recife: faixa azul a partir da próxima segunda

     Na próxima segunda (18/07), a Avenida Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, recebe 3,6 quilômetros de Faixa Azul. Os dois sentidos da via receberão a faixa, no trecho entre a Rua Gonçalves de Magalhães e a Avenida Dom Helder Câmara. A iniciativa prioriza uma faixa exclusiva para o transporte público e tem o objetivo de aumentar a velocidade média dos coletivos que circulam no Recife.
Ao longo da semana, agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estarão orientando o fluxo de veículos na Faixa Azul. Depois desse período, a fiscalização irá passar a multar os condutores que forem flagrados utilizando a faixa de forma irregular. A infração é considerada gravíssima e a multa aplicada é de R$ 191,54, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para os motoristas que trafegam no sentido BR-101 e não desejam passar pela Avenida Recife, a saída é sair pela Rua Saldanha Marinho, seguindo pelas ruas Costa e Silva, Hélio Brandão e retornar pela Rua São Nicolau para voltar à Avenida Recife. As vias são mão-dupla, mas passarão a ser mão única no sentido subúrbio após a implantação da Faixa Azul.
Além da mudança de sentido do tráfego, as ruas também receberão novos semáforos e placas de proibição de estacionamento. De acordo com a CTTU, as medidas devem proporcionar mais fluidez e segurança viária no perímetro em questão.
De acordo com dados da CTTU, a implantação da Faixa Azul em outras avenidas de grande fluxo no Recife, como a Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul, levou a um aumento da velocidade média dos ônibus. No local, os coletivos passaram de 21 km/h para 35,4km/h, o que representa um aumento de 66,6%. Na Herculano Bandeira, ainda na Zona Sul, a velocidade dos coletivos passou de 11 km/h para 21,1km/h.
Com o acréscimo dos 3,6 quilômetros na Avenida Recife, a capital do estado passará a ter 32,7 km de Faixa Azul. Os corredores exclusivos foram implantados nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. As ruas Cosme Viana eReal da Torre também ganharam a faixa.

Nenhum comentário: