quinta-feira, 19 de maio de 2016

Israel: Moedas e objetos de 1.600 anos são encontrados em navio naufragado

Arqueólogos mergulhadores encontraram um navio naufragado perto do antigo porto de Cesárea, com milhares de moedas de 1.600 anos atrás, estátuas de bronze e outros objetos enterrados no mar, informou nesta segunda-feira a Autoridade de Antiguidades de Israel.
Trata-se da maior quantidade de objetos descobertos no fundo do mar nas últimas três décadas. As relíquias foram primeiro encontrados por dois mergulhadores amadores no mês passado, indicou um comunicado do órgão israelita.
A descoberta inclui, além disso, âncoras de ferro, restos de ancoras de madeira e objetos que foram empregados na construção e navegação da embarcação que naufragou.
A pesquisa para recuperar os objetos foi realiza nas últimas semanas por mergulhadores especializados e voluntários que usaram equipamentos avançados para desenterrar vários artefatos.
Muitos dos objetos são de bronze e se encontram em extraordinário estado de conservação. Também foram localizados fragmentos de grandes jarras que eram usadas para levar água potável para a tripulação do navio.
Uma das grandes surpresas foi à descoberta de dois sacos lotados de milhares de moedas que pesam 20 quilogramas e estava no interior de uma vasilha na qual eram transportadas. Elas têm a imagem do imperador Constantino, o Grande (274-337), e de seu cunhado Licinio, que governou a parte leste do império entre 308 e 324, quando foi derrotado e condenado à morte pelo primeiro.
De acordo com Jacob Sharvit, diretor da Unidade de Arqueologia Marinha da AII, e Dror Planer, vice-diretor do departamento, a localização e a distribuição dos artefatos no fundo do mar apontam que se trata de um grande navio mercante.
Segundo os especialistas, ele possivelmente foi surpreendido por uma tempestade na entrada do porto, e a embarcação afundou após se chocar contra as pedras.


Nenhum comentário: