domingo, 20 de março de 2016

Origem do mistério do Triângulo das Bermudas


      Um dos maiores mistérios do mundo poderá estar mais próximo de ser desvendado. Uma investigação conduzida na Universidade Ártico da Noruega conclui que o estranho desaparecimento de navios e aeronaves no Triângulo das Bermudas, uma área do Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas, Porto Rico, Fort Lauderdale e as Bahamas, poderá estar relacionado com a existência de crateras subaquáticas no fundo do mar de Barents.
Os cientistas acreditam que as crateras subaquáticas gigantes foram criadas por explosões de gás de metano. Os buracos no fundo do mar, agora descobertos, chegam a ter 800 metros de largura e perto de 46 de profundidade.
Segundo as conclusões da investigação, citada pela imprensa internacional, enormes reservas de gás natural podem ter acumulado gás metano, que acaba por explodir, provocando as crateras subaquáticas e atingindo os navios que atravessam a região.
No ano passado, essa possibilidade foi explorada pelo cientista russo Igor Yelstov, do Instituto Trofimuk, que admitiu que o mistério do Triângulo das Bermudas poderia estar relacionado com reações de hidratos de gás.
Numa entrevista ao Sunday Times, Yelstov explicou que o processo se desenrola da mesma foram que uma avalancha. É uma espécie de reação nuclear que produz enormes quantidades de gás. "Isso faz com que o oceano aqueça, e os navios afundem nas águas misturadas com uma grande proporção de gás", concretizou.
Os detalhes da investigação serão conhecidos na reunião anual da União Europeia de Geociências, em Abril.

Nenhum comentário: