sábado, 13 de fevereiro de 2016

? A Terra foi formada por dois planetas ?


      A hipótese de que houve uma colisão entre a Terra e um “planeta embrionário” chamado Theia há 4,5 bilhões de anos, dando origem à Lua, vem sendo discutida há algum tempo. Mas uma equipe de pesquisadores financiada pela Nasa revelou recentemente uma nova hipótese de que a Terra não apenas colidiu de relance com o planeta Theia, mas que tenha colidido diretamente e absorvido grande parte do planeta.
Em outras palavras, o estudo sugere que a Terra teria sido formada pela fusão dos dois planetas. “Theia foi bem misturada ao interior da Terra e da Lua, e uniformemente dispersa entre elas”, afirma em nota o principal autor do estudo Edward Young, professor da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos.
Para realizar o estudo, uma equipe de pesquisadores da UCLA comparou as assinaturas químicas de rochas lunares e rochas vulcânicas dos estados americanos do Havaí e do Arizona e encontrou semelhanças entre elas.
De acordo com a UCLA, se a colisão entre Terra e Theia tivesse sido lateral, como a teoria do grande impacto sugere, a Lua seria em grande parte feita pela estrutura do planeta Theia, e a Terra e a Lua teriam estruturas químicas diferentes. No entanto, o resultado da pesquisa mostra que não é o que acontece.
“Nós não vemos diferenças entre os isótopos de oxigênio da Terra e da Lua, eles são indistinguíveis”, afirma Young, que acredita que houve uma colisão frontal, e que a Terra e a Lua possuem grandes partes do planeta Theia em sua estrutura.

Fonte-opiniao

Nenhum comentário: