terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Arena Pernambuco receberá Brasil x Uruguai


Demorou quatro meses, mas o clássico entre Brasil e Uruguai finalmente foi confirmado na Arena Pernambuco. O duelo, com a presença de Neymar e Luis Suárez, estrelas do Barça, será no dia 25 de março, uma sexta-feira, às 21h45. A expectativa para a partida, válida pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa 2018, começou em 28 de setembro do ano passado, através do presidente da FPF, Evandro Carvalho. Ganhou força logo depois, no anúncio do amistoso da Seleção Olímpica na Ilha. Desde então, só bastava formalizar o palco em São Lourenço e a data. O que parecia uma escolha óbvia se transformou numa intensa negociação. À parte da estrutura da arena, com a nota máxima na avaliação do Ministério do Esporte, a viabilidade econômica do jogo foi o entrave.
Pelo custo apresentado pelo consórcio que administra o empreendimento, a CBF não achou “vantajoso” (repito, à parte da indiscutível estrutura). Em 12 de janeiro surgiu a notícia de que a confederação estaria considerando a hipótese de indicar o Arruda, devido à maior capacidade de venda (50 mil x 38 mil, fora as gratuidades). Duas semanas depois, a especulação tornou-se realidade após a vistoria oficial nos dois estádios do Grande Recife. No fim das contas, a pressão deu certo e o consórcio refez a planilha de custos, reduzindo a pedida. A transferência do mando seria um golpe duríssimo para a arena, já marcada pelos balanços negativos, e, sobretudo, para o governo do estado, cuja gestão atual, de Paulo Câmara, é uma sequência de Eduardo Campos, mentor do projeto. E a própria CBF teria trabalho para explicar a decisão de preterir um estádio que abrigou a Copa do Mundo há dois anos, diga-se.
O jogo marca a estréia da Seleção Brasileira no Arena, substituindo o Mundão, que recebeu todos os jogos desde 1978. Ao todo, será a 18ª partida da seleção principal no estado, sendo o segundo clássico contra os uruguaios na terrinha, 31 anos após o amistoso vencido pelos brasileiros, com gols de Careca e Alemão. Em relação à fase classificatória para o Mundial, a última apresentação foi em 2009, contra o Paraguai. Em partidas oficiais, ou seja, contra seleções nacionais, a Canarinha jamais perdeu em Pernambuco.

Fonte-dp

Nenhum comentário: