segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Drone que transporta passageiros humanos


Você voaria em um avião sem piloto? Existe uma grande variedade de drones, desde os que portam câmeras, aqueles projetados para realizar entregas, entre outras finalidades, mas agora o Ehang 184 foi anunciado como um drone produzido para transportar pessoas. Exibido durante o CES 2016, em Las Vegas, o modelo é construído grande o suficiente para transportar um passageiro humano, sem controles ou piloto.
O Ehang 184 é criado por uma empresa chinesa e capaz de atingir velocidades de 63 km/h e voar em alturas de até 11.500 pés. Pode levar consigo até 100kg, então poderia transportar uma pessoa e sua bagagem, dependendo dos pesos, durante até 23 minutos de voo contínuo.
Os passageiros não poderão ir muito mais longe do que 20 milhas, embora em uma linha reta isso já seja uma boa distância para uma viagem. Dito isso, não veremos muitos desses percorrendo os céus, ao menos por enquanto. As leis não são ainda claras sobre drones, ainda mais em relação aos que levam seres humanos como passageiros. Além disso, o preço esperado é de entre US$ 200.000 e US$ 300.000.
Os controles são realizados através de um tablet e são utilizados simplesmente pressionando "take off" e "land", tendo estabelecido uma rota. O drone faz o resto. O passageiro também pode controlar o clima e iluminação interna usando a interface touchscreen.
Os criadores do Ehang dizem que estão planejando implementar um centro de controle remoto humano, onde uma pessoa será capaz de controlar a aeronave se surgir qualquer problema. Bem, esperamos que um desses problemas não seja uma perda de conexão com os controles remotos, pois nesse caso há pouca coisa que o passageiro poderia fazer.
O avião voou mais de 100 vezes em baixa altitude, em uma área florestal em Guanzhou, e sete desses voos contou com um passageiro a bordo. Os desenvolvedores estão bem confiantes quanto à segurança do drone, mas o fato é que há uma série de questões que ele implica, e que precisam ser cuidadosamente discutidas e avaliadas antes de ser colocado no mercado. A empresa não mencionou se ele é capaz de reconhecer obstáculos e se desviar, mas esperamos que isso esteja incluído nos planos.

Nenhum comentário: