quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

WhatsApp proíbe usuários de postar links do concorrente Telegram

    Usuários do WhatsApp não podem conversar sobre o Telegram, serviço de mensagens concorrente. A proibição começou a causar efeito na manhã desta terça-feira, 1/12, segundo relatos colhidos pelo The Verge.
Toda vez que uma URL para o Telegram é postada, o WhatsApp a transforma em texto comum, sem a possibilidade de clique. E, apesar de aparecerem como texto, os usuários são impedidos de copiar o conteúdo para abri-lo em outro aplicativo.
Nem todos os usuários foram afetados. O Telegram disse ao Verge que a versão 2.12.367 do WhatsApp - liberada hoje - é a causadora do problema, embora o serviço afirme que vem notando a ação há pelo menos um mês. Até mesmo URLs telegram.com, que não são relacionadas ao app de mensagens, estão sendo bloqueadas.
Esse tipo de ação se tornou corriqueira no Facebook. Em 2010, a empresa de Mark Zuckerberg causou revolta ao impedir que usuários trocassem links do Pirate Bay pelo então recém-lançado sistema de mensagens privadas. Recentemente a rede social também proibiu menções ao Tsu.co, rede social que paga aos interessados em usá-la.
É a primeira vez, entretanto, que algo do tipo acontece com o WhatsApp desde que o produto foi comprado por Zuckerberg. “Tipicamente, depois de um barulho da mídia, o Facebook volta atrás e culpa seu sistema de filtros inteligentes pelo problema”, ironizou um porta-voz do Telegram. “Esperamos que o mesmo aconteça desta vez.”

Nenhum comentário: