quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Uso excessivo de celular causa dores musculares

       O uso excessivo de celular tem sido apontado por especialistas como a causa de transtornos ortopédicos, como dores na região do pescoço, nos ombros e nas mãos.
A tensão na coluna cervical (região do pescoço) conforme a inclinação da cabeça foi avaliada em um estudo recente publicado no periódico Surgical Technology International.
À medida que uma pessoa inclina sua cabeça para baixo, o pescoço tem que sustentar cada vez mais peso.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a médica Liliana Jorge, do Hospital Albert Einstein, explica que “os músculos (da região do pescoço e dos ombros) ficam contraídos e pouco oxigenados. Isso traz dor e sensação de formigamento e queimação”. Há ainda o risco de surgirem lesões mais graves, como artrose.
As pessoas que passam o dia inteiro digitando em seus aparelhos eletrônicos podem também sentir dores causadas por movimento de repetição.
Especialistas ouvidos pela Folha recomendam a diminuição do uso do celular. Para aqueles que não conseguem ficar longe de seus aparelhos, os médicos recomendam alguns cuidados, como evitar abaixar tanto a cabeça erguendo o aparelho para que o centro da tela fique na altura dos olhos e também apoiar braços e antebraços para evitar que fiquem sobrecarregados.
Exercícios para o fortalecimento dos músculos também podem ajudar, assim como pausas de 15 minutos a cada 40 minutos utilizando o celular.

Nenhum comentário: