quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Golpe no WhatsApp faz usuário instalar app desnecessário

     Uma mensagem falsa divulgada no WhatsAppengana usuários de smartphones com sistema Android, levando-os a instalar um aplicativo desnecessário.
O golpe acontece quando a vítima é informada de que precisa mandar a mensagem para os seus contatos para que seja possível baixar um novo pacote de emoticons no smartphone, de acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky.
Após isso, é exibida uma mensagem que mostra que o navegador de internet do aparelho precisa de uma atualização. Mesmo negando o pedido da página, mensagens recorrentes aparecem pedindo que o download seja feito. Quando ele acontece, o usuário percebe que o aplicativo chamado UC Browser foi instalado no seu smartphone.
A Kaspersky explica que esse tipo de golpe é chamado scareware, que assusta o usuário e o leva a fazer algo que não faria por vontade própria – não é necessário envolver um vírus ou arquivo malicioso para receber esse nome.
A companhia recomenda não clicar em links em mensagens suspeitas e instalar aplicativos somente a partir de lojas oficiais, como a Google Play Store.
Fonte-exame



Nenhum comentário: