Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

União Astronômica Internacional abre ao público a votação para escolha dos nomes de exoplanetas ainda não batizados

       Na antiguidade, quando os primeiros planetas do sistema solar foram descobertos, receberam nomes que homenageavam deuses cultuados pelo Império Romano, civilização que dominava o planeta naquela época: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Os demais, Urano, Netuno e Pluto (que em 2006 foi rebaixado a planeta anão), foram descobertos por ocidentais que se consideravam herdeiros do Império Romano e, por isso, decidiram manter a tradição, nomeando-os com nomes de deuses romanos. A única exceção é Urano, que foi um deus grego.
Essa tradição mudou em 1992, quando os astrônomos descobriram o primeiro exoplaneta, aqueles que orbitam estrelas fora do sistema solar. A União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), passou a batizar os planetas de forma simples e prática, usando letras e números para identificar a ordem em que foram descobertos. Foi assim que surgiram nomes como 51 Pegasi b, Kepler-186f. Por causa disso, nenhum exoplaneta tem o nome tão poético quanto os do sistema solar.
Porém, isso está prestes a mudar. Em 2014, a IAU declarou que vai abrir ao público a escolha dos nomes de 32 exoplanetas ainda não batizados. A organização científica pediu a clubes de astronomia de várias partes do mundo que enviassem uma lista com sugestões. Em agosto deste ano, em uma conferência no Havaí, a organização divulgou a lista com os nomes aprovados e declarou aberta a votação. A lista tem nomes bem ecléticos, como Icaria, Foros, Clarke e Fyren. Qualquer pessoa pode participar da votação, acessando o site da IAU.
Fonte-opiniao


Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//