Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sábado, 18 de julho de 2015

O que é uma corça?


Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. Salmo 42:1.
Talvez você já tenha lido várias vezes este salmo, mas até hoje, ainda não sabe direito o que é uma corça. Se este for o seu caso, logo baixo faço uma descrição pormenorizada deste animalzinho.
No hebraico, tsebi, “beleza”. Esta palavra indica um pequeno antílope, abundante nas porções mais selvagens da Palestina. Seu nome científico é Gazella dorcas. Uma curiosidade é que o nome feminino de Dorcas (At.9:36) está baseado sobre o nome deste animal.
É uma espécie bem conhecida por sua velocidade, beleza e movimentos graciosos. A corça é o menor cervídeo europeu, variando de 95 a 135 cm de altura e pesando entre 18 e 29 kg. A pelagem varia de cor e comprimento, sendo curta e avermelhada no Verão, longa e marrom-acinzentada no Inverno. É popularmente conhecida como a fêmea do veado. É um animal bastante arisco e costuma fazer viagens periódicas.
As galhadas são presentes só nos machos, e elas são curtas e pontiagudas. No Outono, as galhadas caem para crescerem novamente na Primavera.
A corça se alimenta de folhas, brotos, cascas de árvores e também de plantas cultivadas. A média de vida de uma corça selvagem é de oito anos, podendo chegar aos 14 anos. Sua gestação dura em torno de 300 dias, ao fim dos quais nascem um, ou raramente, dois filhotes.
A corça é normalmente um animal de hábitos solitários, preferindo realizar suas atividades durante o nascer e o pôr do sol.
Ela possui um olfato privilegiado o que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância. É capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água.

Nos tempos modernos a falta de leis rígidas tem propiciado a extinção destes animais. Em Israel há códigos de caça, e há também reservas que estão dando oportunidades para estes animais sobreviverem, e não serem exterminados definitivamente da Palestina. 

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//