quarta-feira, 10 de junho de 2015

BR-232 será entregue à iniciativa privada

A conclusão do Arco Metropolitano e a duplicação da BR-232 até Arcoverde são duas promessas de campanha que Paulo Câmara (PSB) fez em 2014. Em tempos de crise econômica, no entanto, ele precisará do apoio da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) para chegar ao fim do mandato com as obras finalizadas e por isso torce para que os projetos sejam incluídos no pacote de concessões à iniciativa privada que o governo federal lançará hoje em Brasília.
Paulo está na capital federal para acompanhar o anúncio do pacote e para uma reunião com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, amanhã. Além da BR-232 e do Arco, a BR-101, terminais dos portos de Suape e do Recife e a ampliação do Aeroporto dos Guararapes podem entrar na lista das concessões.
Em abril de 2014, Paulo garantiu  levar a duplicação da BR-232 até Arcoverde ao visitar a cidade sertaneja. Já o Arco  é uma obra da União, mas em julho passado o socialista disse que iria  tirá-la do papel caso a presidente Dilma não levasse a iniciativa adiante.
As declarações de Paulo foram dada em um momento de grande acirramento entre o PSB e o PT na campanha eleitoral. Agora, mais do que nunca, o governador precisará de uma “forcinha” da gestão petista para chegar ao fim do mandato com as obras finalizadas - principalmente a prometida duplicação da BR-232.
Entre os governistas, o otimismo é grande com o pacote de concessões. “O governo federal busca corretamente, por meio de parcerias com a iniciativa privada, alternativas para garantir a retomada de investimentos que irão melhorar a infraestrutura. Esperamos que Pernambuco seja contemplado com a inclusão do Arco e da BR-232”, afirmou o secretário de Planejamento, Danilo Cabral.
O porto de Suape pode ser beneficiado com a inclusão de quatro terminais, mas o Estado está otimista principalmente sobre um deles.  “A gente tem a expectativa que o terminal de contêineres possa vir a entrar. É bom para Suape e para o governo federal”, atestou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.
A inclusão do aeroporto e do porto do Recife no pacote de concessões é esperada sem muita expectativa pelo governo estadual. “Não tive sinalização do aeroporto apesar da gente ter formalizado junto ao governo federal o nosso interesse em discutir a sua concessão ou um novo formato que envolveria a concessão dos terminais novos que poderiam se construídos aqui”, destacou, ontem, o governador Paulo Câmara (PSB).
Fonte-jc

Nenhum comentário: