sábado, 17 de janeiro de 2015

Oceanos: extinção iminente

Uma equipe de cientistas, em uma análise inovadora de dados, concluiu que os seres humanos estão à beira de causar danos sem precedentes para os oceanos e os animais que lá vivem.
“Podemos estar diante de um grande evento de extinção”, disse Douglas J. McCauley, ecologista da Universidade da Califórnia, EUA, e um dos autores da pesquisa, publicada no jornal Science.
Dr. McCauley e seus colegas de pesquisa procuraram uma imagem mais clara da saúde dos oceanos, reunindo dados a partir de inúmeras fontes, como registro fóssil, capturas de peixes e mineração do solo oceânico. Embora muitas das conclusões não sejam novas, esses dados nunca foram justapostos dessa forma antes. Especialistas dizem que o resultado foi uma síntese notável.
“Nós tivemos sorte em muitas formas. Os impactos estão se acelerando, mas eles não são tão ruins de uma forma que não iremos conseguir revertê-los”, disse Malin L. Pinsky, bióloga marinha da Universidade de Rutgers, EUA, e uma das autoras da pesquisa.
Estudos científicos sobre a saúde dos oceanos estão sujeito a incertezas, já que é muito mais difícil para os pesquisadores julgar o bem-estar de uma espécie que vive debaixo d’água, do que acompanhar a saúde de uma espécie terrestre.

Nenhum comentário: