sábado, 10 de janeiro de 2015

O casamento torna as pessoas mais felizes



Cientistas sociais descobriram que pessoas casadas são mais felizes, porém não há certeza se elas são felizes por estarem casadas ou se o fato de estarem felizes facilitou para que se casassem com alguém. O novo estudo, publicado pelo National Bureau of Economic Research, observou os níveis de felicidade pré-matrimonial.
A conclusão foi que casar-se faz com que as pessoas sejam mais felizes e satisfeitas com suas vidas do que as que continuam solteiras, especialmente em momentos estressantes, como crises de meia-idade.
Ainda que o número de casamentos esteja caindo recentemente, as desvantagens de ficar solteiro são mais amplas. Esse estudo se prova importante para impedir que o casamento se torne uma força por trás da desigualdade. Matrimônios estáveis são cada vez mais comuns apenas entra as pessoas com maior escolaridade e renda, se tornando proporcionalmente inalcançáveis entre os que não têm. Essa divisão não afeta somente a renda e a estabilidade das famílias, mas também a felicidade e os níveis de stress.
Um quarto dos jovens adultos de hoje não terá se casado até 2030, a mais alta taxa na história moderna, segundo a Pew Research Center. Ainda segundo o estudo, os não-casados ou divorciados são mais comuns entre as pessoas com menor escolaridade e renda. Os mais estudados e com maior renda tendem a casar-se mais e não divorciar.
Aqueles que têm uma vida mais difícil podem se beneficiar mais do matrimônio, segundo os pesquisadores que fizeram parte do estudo, John Helliwell, da Vancouver School of Economics, e Shawn Grover, do Canadien Department of Finance.
“Casamento pode ser mais importante quando se tem uma vida stressante ou quando as coisas não estão dando certo”, disse Grover.
Os pesquisadores usaram como fonte duas pesquisas nacionais de bem-estar no Reino Unido e o Gallup World Poll, que pesquisa opinião de pessoas em todo mundo sobre vários assuntos. No geral, estar casado faz as pessoas mais felizes. Porém, essa conclusão, não se sustenta em locais como a América Latina, o sul da Ásia e a África Subsaariana.
O estudo descobriu que os casamentos tendem a fazer as pessoas mais felizes quando marido e mulher seu melhor amigo, esses são duas vezes mais satisfeitos no matrimônio que os outros.
“O resultado da pesquisa me intrigou imediatamente e me fez repensar o casamento de forma geral. Talvez seja mais importante a amizade e nunca esquecê-la na correria do dia-a-dia”, concluiu Helliwell.

Nenhum comentário: