segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Peixe-robô pode ajudar a entender comportamento de espécies

Cientistas da Universidade de Leeds, na Inglaterra, desenvolveram um peixe-robô, o Robofish, controlado por computador, com objetivo de estudar a dinâmica de grupo de populações de peixes.
O Robofish é uma réplica de gesso, em tamanho real, do Gasterosteus aculeatus, e é controlada remotamente por computador, por meio de controles magnéticos sob o tanque de peixes.
Os cientistas conseguiram influenciar o comportamento de um cardume de 10 sticklebacks com o movimento do robô, fazendo com que os peixes o seguissem ou fizessem voltas repentinas. O site da BBC destaca que isso pode ser importante para entender padrões de migração da espécie
Robôs deste tipo já foram desenvolvidos para auxiliar em detecção de poluição, mas essa foi a primeira vez que foram feitos para interagir com peixes, afirmam os pesquisadores.
O site ScienceDaily conta que a pesquisa pode ser importante para estudos de dinâmica de populações e fornecer informações úteis para o gerenciamento de áreas costeiras, ajudando a prever possíveis impactos das atividades do homem no meio ambiente.

Nenhum comentário: