sábado, 27 de dezembro de 2014

GOOGLE: O CARRO SEM MOTORISTA





Você já imaginou entrar em um carro que dirige sozinho? O que parece algo futurista vai se tornar realidade em 2015. É que a Google Inc. afirmou esta semana. A empresa pretende lançar o Android Auto ano que vem de forma comercial. Inclusive, 40 montadoras – como Chevrolet, Fiat, Ford, Honda e Hyundai, firmaram acordo para usar a tecnologia.
Inicialmente pensado para concorrer com o CarPlay, da Apple, o Android Auto quer ser firmar como uma plataforma da Google no mercado automotivo, onde cada montadora de carro teria a sua própria versão customizada, assim como acontece com os empresas fabricantes de smartphones que utilizam a plataforma Android.
Com incremento das possibilidades de entretenimento para o motorista, a dúvida da “Gigante de Buscas” é se lança o Android Auto com o imperativo de ser usado com o smartphone conectado à internet dentro das novidades do Android M ou se faz um painel de controle direto no automóvel.
Ou ainda, se oferece as duas opções. Os últimos testes já estão sendo feitos pela empresa que quer, em breve, que estes veículos inteligentes ganhem todo o planeta.
Sem dúvida, é inegável que a proposta da Google é ousada: toda vez que o carro for ligado, o motorista vai usar os serviços do Google e, ao mesmo tempo, do modelo da marca do carro via comando de voz ou toque em uma tela.
Com carros inteligentes que dirigem sozinho, será que irão diminuir [ou aumentar] os acidentes e as multas de trânsito? Será que os quem não tem Carteira de Habilitação vão poder transitar livre pelas ruas?
Caso consiga se firmar mesmo neste mercado, a Google dá mais um passo importante para a consolidação da Internet das Coisas no mundo. Produtos conectados à rede de internet de forma inteligente e que produzem respostas imediatas para os seus respectivos usuários.
Se o automóvel já caminha para isso, hoje em dia temos geladeira, televisão, relógio, óculos, entre outros produtos, completamente conectados à rede mundial de computadores. O futuro, definitivamente, já começou!

Nenhum comentário: