Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Brasil lança primeiro foguete nacional movido a combustível líquido

O lançamento do primeiro foguete nacional movido a etanol e a oxigênio líquido ocorreu nesta segunda-feira, 1. A operação, considerada um sucesso, foi realizada no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, a partir das 23h02, e durou três minutos e trinta e quatro segundos. Além disso,  com a partida do foguete, foram coletados dados para pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A ação é considerada um marco para a ciência no país, inserindo o Brasil no rol de países “que detém tecnologia própria para operar veículos espaciais movidos a propelente líquido”, segundo o Coronel Aviador Avandelino Santana Júnior, coordenador-geral da operação, chamada Raposa.
“Demos um passo essencial visando à operação de veículos espaciais movidos a combustível líquido, que permitem uma maior capacidade de carga e precisão de inserção em órbita, essenciais para atividades envolvendo o Veículo Lançador de Satélite (VLS) e sucessores”, apontou o Coronel Engenheiro Cesar Demétrio Santos, se referindo ao lançamento do VLS, previsto para ocorrer ainda este ano.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//