segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Qual a origem do Dia dos Pais?

No Brasil, todo segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. Mas poucas pessoas sabem a origem dessa data comemorativa.
De acordo com historiadores, a comemoração desse dia começou na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu resolveu moldar em argila o primeiro cartão para seu pai, que desejava sorte, saúde e vida longa. Assim foi criado o que hoje se conhece como Dia dos Pais. A comemoração tem o intuito de incentivar o respeito pelos pais e o fortalecimento dos laços familiares.
No Brasil, a celebração chegou em 1953 sendo, em um primeiro momento, disseminada pelo jornal Globo para atrair anunciantes. Dois anos mais tarde, alguns veículos de comunicação como a TV Record e a Rádio Panamericana uniram-se para realizar um concurso do Dia dos Pais em São Paulo. A partir de então, a data começou a ser celebrada no dia de São Joaquim, em 16 de agosto. Mais tarde, a festividade foi transferida para o atual “segundo domingo de agosto”.
Nos EUA, na época da Grande Depressão de 1929, uma associação de comerciantes de roupas realizou uma parceria com a indústria de cartões comemorativos que incentiva as pessoas a presentear seus pais com cartões. Contudo, essa não é a única versão para a origem da data.
De acordo com historiadores, no início de 1909, uma americana chamada Sonora Louise Smart Dood teve a ideia de comemorar o Dia dos Pais após ouvir um sermão religioso dedicado às mães. A inspiração de Sonora para isso foi seu pai, o veterano da Guerra Civil, William Jackson Smart, que, após o falecimento da esposa, cuidou e criou todos os seis filhos.
Sonora começou a realizar uma campanha para promover a criação da data, ganhando apoio da YMCA local. Em 1910, ela enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, localizada em Washington. No mesmo ano, no dia 19 de agosto, comemorou-se o primeiro Dia dos Pais americano.

Nenhum comentário: