Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Buracos negros viram portais para outro universo



Embora, provavelmente, nenhum ser humano vá cair num buraco negro tão cedo, imaginar isso é uma ótima maneira de sondar o que se forma num dos maiores mistérios do universo.

Recentemente, isso levou a algo conhecido como o ‘paradoxo da parede protegida em buracos negros’ ou, ‘paradoxo da perda de informação persistente em buracos negros’ (black hole firewall paradox). E o enigma cósmico dos buracos negros continua...
De acordo com Albert Einstein na sua 'teoria da relatividade geral', quando um buraco negro engole você, suas chances de sobrevivência são nulas. Primeiro você vai ser dilacerado por forças 'de maré' do buraco negro, um processo chamado caprichosamente espaguetificação (spaghettification).

Chegando à `singularidade’, o campo gravitacional é infinitamente forte. Nesse ponto, você vai ser esmagado a uma densidade infinita. Infelizmente, a ‘relatividade geral’ não fornece nenhuma base para descobrir o que acontece em seguida. 'Quando você chegar à singularidade na relatividade geral, a física simplesmente para, as equações quebram', diz Abhay Ashtekar da Universidade Estadual da Pensilvânia.
O mesmo problema surge quando se tenta explicar o big bang, que pode ter começado, segundo os cientistas, com uma singularidade. Em 2006, Ashtekar e equipe aplicaram a teoria da gravidade quântica em loop para o nascimento do universo. Pela combinação com a mecânica quântica foi determinado o espaço-tempo como uma malha de blocos indivisíveis de 10 a 35 metros de tamanho. Então, ao contrário dos modelos anteriores, o tempo em um universo em loop chegou ao big bang, mas, sem nenhuma singularidade. Houve sim uma travessia através de uma ‘ponte quântica’ para outro universo 'mais velho'. Isso se constitui no ‘grande salto’, big bounce, teoria que também explica as origens do universo como o conhecemos.
Isso significa que os buracos negros podem servir como portais para outros universos.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//