quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Aplicativo para eleições ‘limpas’

Professores e técnicos em computação de instituições como a Unicamp e Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, estão trabalhando para lançar aplicativos que pretendem tornar as eleições mais transparentes e a política mais eficiente.
Será lançado nas próximas semanas o aplicativo “Você Fiscal”, do professor de Computação da Unicamp, Diego Aranha. O aplicativo rodará em celulares Android e foi integralmente financiado por crowdfunding. Trata-se de um aplicativo que o eleitor, o mesário ou o fiscal de partido poderá usar para fotografar o boletim de urna no dia da eleição e conferir se o resultado final divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aquela urna confere com ele.
“Quando a votação acaba, a urna gera dois boletins: um eletrônico, que é gravado em pen drive e transmitido ao TSE para a contagem dos votos, e um físico, que é impresso e, por lei, deve ser afixado num local visível na seção eleitoral. Com o aplicativo, o cidadão poderá fotografar a versão impressa e fazer o upload para nosso sistema. Cerca de 70 horas depois, quando o TSE divulgar o resultado final com base nos dados que recebeu dos pen drives, o sistema fará a comparação, urna por urna. Em teoria, não pode haver nenhuma diferença. Mas, se houver, é porque houve algum problema”, explica Aranha.
Desde 2012, quando participou de um teste público promovido pelo TSE com urnas, conseguiu descobrir a equação que embaralha os votos, Aranha afirma que o sistema eleitoral brasileiro não é tão seguro quanto o tribunal alega. No teste, ele e sua equipe simularam uma eleição e conseguiram ordenar os votos na ordem em que eles foram registrados. Isso, sem tocar na urna. O “Você Fiscal” é uma forma de acompanhar mais de perto o processo eleitoral.
O outro aplicativo destinado ao tema é o “Promise Tracker”, uma criação do MIT que deve ficar pronta perto das eleições deste ano. O sistema ajudará o cidadão brasileiro a acompanhar o cumprimento das promessas feitas por aqueles que foram eleitos.
“Estamos interessados em entender por que uma democracia consegue mobilizar seu povo para eleger um governante, mas não consegue se mobilizar para cobrar dos eleitos as promessas feitas em campanha. O ‘Promise Tracker’ é nossa aposta para engajar os cidadãos no monitoramento daquilo que foi prometido”, explica Rahul Bhargava, coordenador do projeto.

Nenhum comentário: