terça-feira, 8 de julho de 2014

Microchip contraceptivo

Para facilitar o dia a dia das mulheres que fazem uso de medicamentos anticoncepcionais uma startup americana decidiu inovar, aliando os conceitos de tecnologia e saúde para o controle da fertilidade.
A MicroCHIPS (sede em Massachusetts, nos EUA ) desenvolveu um pequeno chip que promete evitar a gravidez por 16 anos. O dispositivo mede 20mm x 20mm x 7mm e deve ser implantado nas nádegas, braço ou abdômen. Ele libera diariamente 30 microgramas de levonorgestrel, hormônio presente em diversos contraceptivos.
Caso a mulher decida ter um filho, basta desligar o chip com um controle remoto. Para voltar a usar o contraceptivo, basta um novo clique. Segundo a empresa, o chip entrará em fase de testes em 2015 nos EUA, com previsão para chegar ao mercado três anos depois.
O chip é fabricado em titânio e platina para evitar rejeição. Uma fina membrana libera o medicamento através de uma pequena carga elétrica. Apesar de o sistema já ter demonstrado funcionar corretamente, ainda existem questões a serem resolvidas, como a necessidade de criptografar o sistema para evitar o ataque de hackers.

Nenhum comentário: