terça-feira, 17 de junho de 2014

STM: primeira mulher como presidente em 206 anos

Pela primeira vez em 206 anos, o Superior Tribunal Militar (STM) é comandado por uma mulher. A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha tomou posse do cargo de presidente do STM nesta segunda-feira, 16. Ela assume o mandato do ministro Raymundo Cerqueira, que se aposentou, e segue no cargo até março de 2015.
A solenidade  de posse contou com a presença de autoridades, como o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o ministro do STF Dias Toffoli, e a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko.
Junto com Elizabeth Rocha, o ministro Fernando Sérgio Galvão assume a vice-presidência. Em 2007, a ministra também foi a primeira mulher nomeada para o tribunal, ocupando uma das três cadeiras reservas para advogados.
A ministra adiantou que defende a igualdade de direitos e que não há lei que impeça homossexuais de ingressarem nas Forças Armadas, mas existe preconceito. “Eu defendo a igualdade. Todos nós, cidadãos brasileiros, homo ou heterossexuais, tem um compromisso com a pátria. E ninguém pode ser segregado. O Estado não pode promover o discurso do ódio”, analisa a ministra.

Nenhum comentário: