segunda-feira, 2 de junho de 2014

Os Drones ganhando espaço







Os drones estão criando oportunidade para o desenvolvimento de novos mercados, principalmente no setor de prestação de serviços. Polêmicos, eles podem ser usados para espionagem e até como arma de guerra, já que esses pequenos aviões não tripulados são utilizados por forças armadas.
No País, os drones ganharam destaque em agosto do ano passado, após o "Pânico na Band" usar a aeronave para levar notícias aos participantes do reality "A Fazenda", da Record. Com a visibilidade, empresas pegaram carona e viram no equipamento uma oportunidade de dinamizar a prestação de serviços.
Em Dourados, já é possível contratar o serviço realizado por um drone para cobertura videográfica de casamentos, festas ou eventos corporativos. "Já fiz alguns eventos e agora estou expandindo os serviços", conta Hallinno Soares, cinegrafista há 15 anos e dono de uma produtora.
Até então, quando fazia imagens aéreas na cobertura de eventos, ele utilizava a grua, um sistema de guindaste onde a câmera é instalada em uma extremidade e na outra extremidade é inserido pesos que servem para equilibrar a câmera, criando-se um sistema de gangorra. "Com o drone é muito mais dinâmico e eu posso fazer imagens de qualquer área do ambiente", explica Hallinno.
Segundo ele, a cobertura de eventos com drones na região é uma novidade, e não deixa de ser uma inovação no setor de prestação de serviços. O equipamento adquirido por Hallinno custou R$ 7,5 mil, sendo importado, embora é possível adquirir drones no Brasil.
Como Funciona
O quadricóptero é um aparelho que funciona por controle remoto e, nele, é acoplada uma câmera de alta definição, que filma ou fotografa as cenas aéreas. A bateria do equipamento de Hallinno é capaz de fazer 25 minutos de voo, suficiente para garantir muitas imagens, ainda assim ele carrega quatro baterias para garantir o maior número de registros.
Apesar de ser um recurso bastante inovador e tecnológico, é mais recomendável para eventos que aconteçam de dia, por conta da luz. No caso de matrimônio, não é só no dia do casamento que pode ser registrado imagens aéreas. Muitos casais gravam clipes do pré-casamento com imagens em lugares românticos para exibirem para os convidados no dia da festa.

Nenhum comentário: