Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Transformação de água em vinho

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
           João 2:1-11

No contexto bíblico, podemos observar que embora nas circunstâncias mais difíceis da vida, Ele muda a situação, conforme veremos nos tópicos a seguir:

1 - Lugar e ocasião: Caná da Galiléia, bodas de casamento;
2 - Convidado: Jesus, discípulos e outros;
3 - A Supremacia do Mestre para os anseios humanos;
4 - Submissão a vontade do Mestre Jesus;
5 - A transformação;
6 - Aprovação do mestre-sala (Oficial na casa real que dirigia o   cerimonial nas recepções do paço e noutros atos solenes);
7 - O melhor Vinho;

1 - Lugar e ocasião: Caná da Galiléia, bodas de casamento - Onde Jesus principiou seus sinais, em meio a uma festa em que o Mestre fora convidado, o Filho de Deus, teve sua atuação de forma a manifestar a glória de Deus, não importa o lugar em que você pode se encontrar saibas que Jesus quando convidado para participar dos momentos, dos anseios, dos pensamentos, das decisões, de nossas festas, de qualquer particularidade de nossas vidas, tenha certeza que Ele fará o melhor por você, ainda que o local que você se encontre esteja presente tantas pessoas, com seus costumes diferenciados tal como havia nesta festa, mas, o mais importante não é o local em que você se encontra, mas quem está perto de você, ou melhor, quem você convidou para está com você em suas escolhas, na direção de sua vida, ou a quem você confiou tudo que você tem e o que és. Pois, isso fará toda a diferença, na hora que precisares de ajuda. Se você escolheu Jesus, tenha certeza que Ele não abandonará você em nenhuma ocasião ainda que todos virem as costas para você, Ele o(a) acolherá em local seguro, e desfrutarás do seu amor e misericórdia que tem para cada um de nós, saibas que és importante, as vezes o local que estamos é quem dar forma a nossa vida, mas tem momentos que nós formamos o local que estamos. A presença do Mestre Jesus fez toda diferença naquela festa, assim mesmo fará na sua vida, deleite-se no Senhor e na força do seu poder, porquanto Ele fará o melhor na festa, ou qualquer ocasião em que Ele estiver.

2 - Convidado: Jesus, discípulos e outros - É um momento que nos preocupamos na hora de convidar para alguma festa que iremos realizar, pois obsevamos nossa agenda e refletimos sobre quem convidar, posso imaginar a história dos noivos no ato de convidar, mas foram felizardos em convidar o Mestre Jesus, pois a presença de Deus em todos os momentos faz grande diferença, ainda que sejamos surpreendidos com alguma frustração nos convites distribuídos, pelo convidado que não veio, ou acidente que aconteceu em hora imprevista, ou acontece algo que não esperávamos, pois é imprevisível determinados acontecimentos, mas quando Jesus está presente em nossos momentos, podemos perceber que há esperança para nossa vida, ainda que tudo venha convergir em direção contrária, Ele conduzirá pelo melhor caminho, pela melhor decisão, pela melhor maneira que possa trazer os resultados almejados. É só convidá-lo para fazer parte de sua vida não só por alguns instantes, mas em toda vossa maneira de viver e saberás que o Senhor tem poder para tudo transformar.

3 - A Supremacia do Mestre para os anseios humanos - Em dado momento chega Maria(mãe de Jesus) e diz: "acabou o vinho", Jesus prontamente responde: “que tenho eu contigo mulher, ainda não é chegado a minha hora”, (para alguns o Mestre não poderia ter respondido desta forma, mas é importante salientar que Jesus quando estava na terra detinha duas naturezas a humana e a divina, como homem Ele cansou, chorou, teve sede entre outros, mas como Deus mandou o vento e o mar se aquietar, entre outros sinais e maravilhas), e nesta ocasião não seria diferente Jesus respondeu como Deus e como tal não deve ser submisso a caprichos humanos Ele é autoridade máxima e está a cima de todas as hierarquias, foi um momento importante em que faltara o vinho, em que a própria mãe de Jesus depois da resposta confiou n'Ele dando ordem para que fizessem o que Ele dissesse, Jesus era o filho primogênito, e o seu pai segundo alguns historiadores já havia falecido, assim como Maria compreendeu a resposta de Jesus confiou n'Ele porquanto sabia que Ele era o EMANUEL (que traduzido é Deus conosco). A quem tens confiado os teus anseios, algum vizinho, colega, familiares.     Saibas que a melhor confidência melhor que você dar é a JESUS, pois conhece tudo sobre você e sabe a melhor maneira como realizar os milagres que precisas, para continuares tua jornada, pois nem tudo acabou, faltam algumas partes do contexto da tua vida serem resolvidos, não adianta recorrer ao meio da praticidade, pois nem sempre nos leva a melhor solução, porquanto por vezes somos surpreendidos, mas deixe ser surpreendido(a) por Jesus Cristo, que poderá levar você mais além do que as circunstâncias em sua volta possa demonstrar, você tem um valor importante e podes conhecer o dom de Deus, que poderá elevar você para patamares maiores, ainda não conhecido em sua trajetória.

4 - Submissão a vontade do Mestre Jesus - Uma lição importante que devemos tê-lo em nossa vida, tem momentos que devemos parar para ouvir, refletir, repensar se for o caso, analisar, e escolher a pessoa certa para seguir conosco. Vejamos que no momento de uma festa quando Maria (mãe de Jesus) disse fazei tudo quanto vos disser, estava dizendo sede submisso a Ele, tem momentos que não conseguimos realizar só, ou melhor, existe momentos que deparamos na vida que enfrentamos impossibilidades humanas, porquanto nem tudo que desejamos está acessível, os noivos desta festa estavam preocupados, faltar o vinho era o mesmo que faltar a alegria da festa, para ocasião em comento, era elemento essencial para a continuação daquela cerimônia tão importante para a vida dos familiares e noivos, existia naquele momento os serventes que foram submissos as palavras de Jesus, quando ouvimos as suas palavras, temos novas perspectivas para alcançarmos o impossível, porquanto aqueles servos se comprometeram com as suas ordens, quando ouvimos as palavras de Jesus e posicionamos a praticá-las, vivenciamos nova dimensão de ser e passamos a conquistar o que era tão difícil, pois para nós é impossível, mas para DEUS nada é impossível. Se atentamente ouvir a DEUS e fazeres conforme orientação que recebes d'Ele desfrutarás de milagres que ELE fará em sua vida.

5 - A transformação -  Os servos quando ouviram Jesus dizer enchei as talhas de água, os servos prontamente obedeceram mesmo não entendo o propósito, porquanto as talhas eram locais onde os judeus lavavam as mãos em sentido de purificação, mas naquele momento iria servir para o milagre acontecer. Existem momentos em nossas vidas que acontecem mesmo assim, embora estejamos realizando coisas que não vemos razão para tal ato, e por vezes nos questionamos o porquê está acontecendo isso ou porque não poderia ser assim, enfim somos poucos inquietos por natureza. Mas uma coisa é necessária, compreendermos que cada fase que atravessamos na vida está repleta de propósitos, pois em meio as adversidades constantes que passamos contribuem para que possamos tomar atitudes de fé, coragem e determinação, que nos motiva para conhecermos o dom de DEUS, mesmo na falta de alguma coisa considerada importante, saibas que existem coisas que acontecem em nossas vidas para conhecermos qual seja a perfeita convocação para que DEUS nos formou para ser, e então alcançarmos atuação em que se sentimos pessoas realizadas seja em qualquer área da vida, e quando confiamos as nossas atitudes ao mestre Jesus, caminhando sobre a direção em que Ele fala ao seu coração, perceberás o novo rumo que poderás ser conduzido, onde ao invés de carregares água poderás levar o melhor vinho para ser aprovado. E o vinho representava alegria da festa. Então com Jesus a verdadeira alegria passa a tomar conta da sua vida e serás plenamente preenchido em todo os sentidos que precisas de alegria, de paz, de consolo, de amparo, de tudo quanto mais você não encontrará em nenhum lugar, a não ser em JESUS. Viva um novo tempo, um novo lugar, nova casa, e nova maneira de ser e agir, pois poderás desfrutar desta transformação que conduzirá um novo rumo. Embora estejas vivendo momentos que aos poucos estás percebendo a falta de alguma coisa, saiba que o Mestre pode trazer a existência o que não existe, lembras o teu nascimento? Antes desse você não existia, mas fostes formado e gerado para contares a história de vencedor(a). Porquanto este momento que estás atravessando não será diferente, se creres e depositares n'Ele toda a tua vida. Você foi formado(a) para viveres uma história de poder e de milagres, afinal você é um milagre.

6 - Aprovações do mestre-sala (Oficial na casa real que dirigia o cerimonial nas recepções do paço e noutros atos solenes) - Aprovação do mestre sala, era um ato em que Jesus ao transformar água em vinho, mostrou a uma pessoa importante daquela ocasião, o melhor vinho, os noivos tinham observado os costumes da época, contudo a presença de Jesus na ocasião fizera toda diferença, ainda que tenham procurado o Mestre na ultima ocasião, mas Ele resolveu a falta de vinho  da melhor maneira  possível, assim será na sua vida, se assim o fizeres em quanto há tempo, pois tudo na vida com Ele toma  rumos diferentes. Por vezes se acaba alguma coisa em nossa vida, falta uma coisa daqui outra dali, mas independentemente como possas está enfrentando determinadas situações, se Ele está por perto descanse, pois a água se tornará em vinho(no sentido de alegria), que trará alegria para os teus sonhos, paz para o desespero, conforto para sua alma, alivio para os anseios inerentes em sua vida, se tão somente fizeres conforme as palavras de JESUS entenderás o grande propósito que Ele fará da sua vida, em que as pessoas importantes irão conhecer você em novo perfil e novo jeito e se surpreenderem da forma como Ele dar a vida, e valoriza a cada um de nós dando brilho no nosso caminhar, no que temos e que pensamos, desde então sentirmos o sabor de mudanças construtivas que trarão consigo valores ainda não reconhecidos, que passarão a reluzir novos fatos e acontecimentos que marcarão a sua vida e sua trajetória, Jesus faz e ainda promete aprovação nas demais esferas da vida, assim como Ele transformou águam em vinho e autorizando levar ao mestre-sala, Ele fará na sua vida transformando suas perspectivas de vida em tudo novo e ainda demonstrando as autoridades que você é muito mais do que pensam ou imaginam e não só a estes mas também ao mundo que convives.

7 - O melhor Vinho - Na ótica do mestre-sala, o melhor vinho deveria vir primeiro, mas quando Jesus transforma fica melhor do que o primeiro, por vezes se deparas com situações parecidas em que procuras dar o teu melhor e então por vezes se deparas com uma resposta negativa não era assim que eu queria ou não era assim que eu esperava, que muitas vezes incomoda seus sentimentos e o seu ânimo, querendo abalar você nas mais diversas áreas de nossas vidas. Mas não importe com estas coisas antes te ocupas no que pode construir e fazer você crescer, afinal ainda não chegou o melhor momento, porquanto quando tudo parece que acabou que está sem jeito, Jesus faz tudo novo, faz com que o que não serve servir no lugar do vinho e do melhor, assim mesmo pode ser com você, quando alguém não espera de você, acha que não és nada, então o Mestre começa a dar valor a você, começa acrescentar subsídios ainda não conhecidos, começas a superar dificuldades inerentes ao teu cotidiano, e então percebes que quando tudo estava convergindo para dar errado, então começa a dar certo, porquanto quando Jesus fala as coisas acontecem e convergem para edificação, e para aquilo que estava perdido seguir novo rumo, e as pessoas que o rodeiam conheçam as mudanças que Ele pode proporcionar na vida daqueles que creem n'Ele. Ainda que seja na última instância da sua vida, Ele só fará o melhor por você. Creia n'Ele e confie tudo que tens e o que és e receba esta palavra de mudança para tua vida, que também alcançará todos momentos da sua vida e desfrutarás do melhor que Deus tem reservado aqueles que o buscam. É bom quando terminamos um curso, quando concluímos etapas de trabalhos que precisamos realizar em nosso cotidiano, quando terminamos a maratona do nosso cotidiano, enfim sempre é bom concluirmos o que começamos. Mas, melhor ainda é saber que nos momentos imprevisíveis termos alguém que possamos contar e que pode transformar a situação e o rumo da vida em todos os sentidos. Porquanto, Ele faz o fim (situações imprevisíveis, indesejáveis, entre outras) se tornarem surpreendente aos que estão acima de você, seja o mestre-sala ou qualquer outro. Mudanças acontecerão naturalmente na proporção em que creres serás mais um que terá um final feliz.
       Que Deus o(a) encoraje a viver este tempo em sua vida, que possas fazer a melhor escolha, e que sejas direcionado por Ele quando tiveres precisando de ajuda.


Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//