segunda-feira, 5 de maio de 2014

?PIRÂMIDES: como os egípcios as construíram ¿



As pirâmides do Egito são tão grandes que podem ser vistas do espaço. É impossível não imaginar como estruturas daquele tamanho foram construídas no meio do deserto em um período em que a tecnologia era arcaica.
Existem várias teorias para explicar o feito. Alguns acreditam que elas foram construídas de dentro para fora, outros dizem que foram feitas por alienígenas.
Até o momento, sabia-se que os egípcios usavam um trenó de madeira para transportar os grandes blocos de pedra, mas como resolviam o problema da madeira com a areia permanecia um mistério.
Porém, esta semana, pesquisadores da Universidade de Amsterdã, Holanda, revelaram que o processo foi bem mais simples do que se imaginava.
Segundo os pesquisadores, os egípcios molhavam a areia. “Os egípcios transportavam grandes blocos de pedra e estátuas pelo deserto em um veículo similar a um trenó. Para deslizar com facilidade, a areia em frente ao trenó era constantemente molhada”, diz o texto do estudo.
Os pesquisadores construíram uma versão de um trenó egípcio e mediram a quantidade de atrito antes e depois de molhar a areia. Eles descobriram que não era necessária muita água para anular o atrito.

“Com o trenó deslizando mais facilmente, a força necessária para mover os blocos de pedras foi reduzida pela metade”, disse Daniel Bonn, professor de física e líder do estudo. O estudo foi publicado no periódico Physical Review Letters.

Nenhum comentário: