Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

terça-feira, 27 de maio de 2014

No caminho da Esperança

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.
       Lucas 24: 13-34

Nos relatos bíblicos, podemos observar uma história de grandes desafios, conforme tópicos a seguir:
1 - Lugar:  No caminho de Emaús;
2 - Dois discípulos desacreditados das promessas;
3 - No caminho da desistência;
4 - Falta de expectativas;
5 - Olhos fechados;
6 – Retrospectiva;
7 - A viva esperança: Que faz o coração reanimar e prosseguir adiante.



1 - Lugar: No caminho de Emaús - os discípulos estavam se afastando da cidade de Jerusalém, ou porque não dizer do abandono pré-meditado da fé, quantas vezes existem momentos na vida que se deparamos na mesma situação, quando sucede algum fato indesejável começamos a se afastar ou quando somos surpreendidos com alguma coisa. Então nos distanciamos um pouco dos demais, entrando no caminho de Emaús, perto das pessoas mas distantes delas ao mesmo tempo, como assim, cercado de pessoas mas poucas comprometidas com você, é exatamente neste ponto onde os sonhos começam a despencar, os propósitos almejados parecem uma falsa ilusão, quando nem acreditamos que nem iremos se sobressair e caminhamos cada vez mais em sentido contrário. Mas, neste caminho poderás ser surpreendido(a) por uma pessoa muito importante (JESUS) que poderá levar você muito mais além das suas metas....

2 - Dois discípulos desacreditados das promessas - esses discípulos tinham ouvido falar da ressurreição de JESUS, mas ao vê-lo preso, sendo chicoteado, crucificado, cada dia que se passava parecia como um ano. Pois é exatamente neste inter caminho da vida que por vezes se deparamos, quando cada minuto demora passar, no momento em que estamos pouco apreensivos com alguma coisa e parece que ansiedade quer nos dominar, levando a tal ponto de desacreditar de tudo e de todos, ou porque não dizer até das pessoas mais próximas, você precisa de ajuda e não pode levar esta carga só, existem momentos que Deus permite para refletirmos que sem Ele a vida não tem sentido. Quantas vezes você pensou até em tirar sua própria vida, por não acreditar em melhoras em seu estado emocional, sentimental, comportamental, enfim parece que tudo está indo de água abaixo, quando você escuta alguma palavra que poderia servir de estimulo, você acaba descartando-a pelo momento que você está atravessando. Acredite nenhum de nós somos o(a) super pessoa. Você tem um valor importante tenha fé e não pare na sua jornada, ainda que não tenhas crédito para alguém. JESUS deu o maior crédito a você que foi a sua vida, o que é mais importante, não se deixe levar por esse momento de fraqueza, mas acredite nas promessas de DEUS para sua vida, descanse um pouco da jornada e reflita na direção do Mestre Jesus, Ele é o caminho certo que você precisa caminhar e depositar suas poucas forças que reluz constantes pensamentos que tem bombardeado sua vida num todo, Ele quer ajudar você a conseguir ser uma pessoa plenamente repleta do seu favor e dar o vigor necessário para venceres os desafios da vida.

3 - No caminho da desistência - depois de tantos momentos de reflexão ou até mesmo de lutar contra a realidade que permeia sua vida, em que te deparas com as chateações, aborrecimentos, entre outros indesejáveis, por vezes pensas em jogar tudo para cima e deixar as ondas levarem você para onde elas quiseram levar. Com esses discípulos foi mais ou menos assim estavam já distantes de Jerusalém, por vezes ocupamos determinadas posições na vida, que vislumbra o potencial que temos, mas não somos o autossuficiente a ponto de chegarmos aonde queremos. E então vem a seguinte interrogação em que preciso melhorar ou por onde começo, e quando não visualizamos resposta, desistimos de procurá-la, fazemos o que é mais conveniente e dizemos vai ficar assim e pronto. Esse momento esta sendo vivenciado pelos discípulos, depois de tantos momentos visualizando milagres ao lado de Jesus mas quando viu JESUS sendo crucificado, acabaram por crucificar suas esperanças também. Quantos de nós não somos assim quando temos alguém por referência e quando não percebemos aquela pessoa por perto achamos que tudo acabou. Isso repercute nas mais diversas áreas da vida, seja no momento de companhia ou solidão. Mas nunca desista de prosseguir, pois quando tuas forças não puderem te fazer ficar de pé, é chegado o momento da sua fé entrar em ação ao ouvir as palavras de Jesus, Estou aqui conte para mim, Eu quero compartilhar com você tudo que tenho reservado para sua vida, foque sua visão em mim, pois farei você passar para outra margem, que produzirá em você razão para viver, a paz que tanto precisas, o verdadeiro sentido das minhas promessas em suas vidas. A última palavra é minha, quantos momentos foram registrados em tua memória, e todo momento que você passa fica registrado comigo, estou escrevendo uma nova história nesse caminho que estás passando.

4 - Falta de expectativas - quando estamos no caminho da desistência, nos falta expectativas de melhorias ou porque não dizer falta nova percepção do mundo que nos cerca, que aos poucos vem comprometendo nossa integridade da vida, nos mais diversos sentidos, não nos sentimos inseridos neste mundo, achamos que tudo acabou e até pensas em parar. Mas é exatamente assim, quando olhamos para os lados e só vemos o deserto (ausência de amigos(as), abandono familiar, a solidão, a tristeza querendo invadir o coração, e tudo quanto mais nos faz pensar que estamos a sós), não vislumbramos outra alternativa a não ser deixar tudo de lado e ver até onde vai, Você poderá desfrutar de novas perspectivas se começares a olhar para cima, onde não verás o limite do azul celeste, partindo desse entendimento você verá que não há limites acima de você, pois bem, quando o homem não visualiza possibilidade humana, está na hora de mudar o foco da sua visão, está na hora de olhar para cima e contemplar que acima do universo existe um Deus que se importa com o teu viver, com os anseios que levas consigo, com os delicados momentos que passas dentro de ti, por algo que ainda não alcançastes, ou ainda estás aguardando. Acredite em meio a esta interfase as portas poderão se abrir, um novo dia, mais novas chances para marcares a história do tempo que Ele concede a você,

5 - Olhos fechados - por vezes Jesus está falando conosco, seja por meio da sua voz, companhia, atitudes do próximo conosco, seja os fatores naturais (um dia um pouco mais quente, seja pela chuva, pelo frio da noite, etc) entre as multiformes como Ele queira falar, mas na ocasião dos discípulos Ele mesmo se fez presente e iam com Eles e conversou com os dois, mas como diz a bíblia seus olhos estavam fechados. Quantas vezes nós estamos assim, começamos a falar e a ocupar o nosso tempo e não paramos para ter a sensibilidade para ouvir Ele falar ao nosso coração, ocupamos o tempo com tudo, mas não paramos cinco minutos para falar com Ele, as vezes estamos caminhando em meio a perigo e Ele quer nos advertir e acabamos as vezes se frustrando por não ter este tempo, nossos olhos estão como fechados para vê-lo e senti-lo próximo de nós, mas que possas refletir sobre o cuidado d'Ele com a sua vida e como Jesus foi ao encontro dos discípulos Ele vai ao teu encontro só basta você abrir o seu coração e deixar que Ele faça morada, e verás que O Senhor tem poder de tudo transformar em tirar-lhes as vendas dos olhos e mostrar a você que falta muitas coisas serem resolvidas em sua vida, para você compor as lacunas existentes dentro seu coração, que poderão mudar o destino da sua vida, deixe de olhar os problemas eles sempre existirão, foque sua visão em quem pode tudo por você e viva uma nova história em sua vida pessoal, interpessoal, familiar, entre outros.

6 – Retrospectiva - as vezes refletimos sobre os bons tempos que registraram nosso passado, isso nos leva a querermos voltar no tempo e vive-lo de novo, como os discípulos iam comentando no caminho um Jesus poderoso em obras, um grande profeta...... e acabaram por lamentar a situação atual. As vezes acontece do mesmo jeito queremos que as coisas se repitam como antes, mas cada fase marca a nossa história de um jeito diferente, e cada fase trará suas novidades, as vezes é bom refletirmos o que passamos desde que sirva de incentivo para continuares crescendo e amadurecendo no que pode ser aproveitável. Momentos você fica só meditando há se fosse assim, se pudesse voltar o tempo atrás, você não pode voltar o tempo atrás, mas JESUS pode fazer tudo novo, registrar momentos melhores, desfrutares de um novo tempo, unção para vencer, enfim fazer tudo novo. Comece a refletir sobre os alicerces da sua vida, primeiro vem a base, depois alvenaria, depois a coberta, etc..... Pois bem, cada momento teve sua finalidade, assim mesmo é o que já se passou, serviram de subsídios para aquele feito, agora é tempo de viver a realidade de um jeito diferente, com novo rumo e nova direção, conduzido pelo Mestre Jesus, pois com Ele nosso referencial é mudado e passamos a perceber novos frutos  e novas fontes começam a jorrar, trazendo a certeza que o livro escrito em nossa vida terá um novo parágrafo, novo período, nova oração, novos verbos que moveram ação necessária para perceberes que o Senhor tem poder para em pouco tempo mudar sua rotina.


7 - A viva esperança: Que faz o coração reanimar e prosseguir adiante - chegou ao ponto chave do contexto bíblico, só a presença de Jesus justifica tantas coisas sem saída, e as suas palavras servem como bálsamo para as feridas que ficaram em nossa vida, seja por palavras, por preconceito, por rejeição, ou qualquer outra modalidade que faz você sofrer, saibas que para o teu caso tem saída, ainda que tudo diga que não, ainda que as circunstâncias não lhe sejam favoráveis, ainda que forjem ciladas contra sua vida, tenha certeza que a história terá um desfecho feliz, o mestre não permitirá você chegar onde a sua graça não o possa alcançar, falta alguns passos serem completados em tua vida, te preparas para te encontrares com o Senhor teu Deus, ainda que tudo pareça ter fim, Ele sempre terá uma nova maneira de o (a) surpreender, pois quando menos esperamos Ele começa a falar e o cenário começa a mudar, onde havia choro passa a ter alegria, onde não tinha esperança passa brotar novos rebentos, a planta que estava caída começa a reerguer novamente, e novos frutos começam a brotar para a glória de Deus. Você é um ser tão importante que Jesus entregou-se em morte de cruz e ressuscitou para dar a vida eterna, por isso nunca pare lutar, sonhar, de viver o seu tempo debaixo das onipotentes mãos de DEUS.  Entrega o teu Caminho ao Senhor, confia n'Ele e tudo fará.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//