quinta-feira, 1 de maio de 2014

Metal líquido transmite sinais elétricos tão bem quanto os nervos

Pesquisadores da Universidade de Tsinghua (Pequim) criaram um promissor tipo de metal líquido para vedar as extremidades de um nervo partido, uma alternativa inovadora e futurística em relação aos tratamentos atualmente disponíveis.

O elemento denominado gálio-índio-líquido é um material altamente condutor que se torna líquido em contato com a temperatura corporal. Para testá-lo, a equipe aplicou um pulso elétrico nos nervos de uma perna de sapo, para que o músculo da panturrilha se contraísse. Em seguida, eles cortaram o nervo ciático e o conectaram novamente com a liga de metal líquido, que passou a transmitir os sinais elétricos tão bem quanto o nervo, antes de ter sido cortado.
O grupo testou ainda o soluto de Riger, uma mistura de eletrólitos que imita os fluidos corporais. Porém a solução só levou a carga (impulso) até certo ponto, comprovando a superioridade do metal líquido.
A técnica sugere que o material poderia ser utilizado para proteger músculos e nervos após uma lesão. Além disso, dada a sua composição, o metal poderá ser facilmente removido com o uso de um raio-X.

Nenhum comentário: