quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sangue artificial feito a partir de células-tronco

Cientistas da Grã Bretanha pretendem testar pela primeira vez em humanos sangue artificial feito a partir de células-tronco. O objetivo é que os testes sejam colocados em prática no final de 2016 ou início de 2017.
A iniciativa será feita por uma parceria entre órgãos do governo britânico e universidades da Grã Bretanha.
As células-tronco têm capacidade de se transformar em qualquer outra célula do corpo humano e muitos cientistas acreditam que elas sejam a cura para muitas doenças.
Cultivadas em laboratório, as células sanguíneas artificiais poderiam tornar a transfusão de sangue mais segura, evitando problemas como o risco de infecções durante a transfusão e incompatibilidade sanguínea. Além disso, por serem mais novas, as células sanguíneas artificiais têm maior longevidade.
Se a técnica for bem sucedida, também pode aumentar a oferta de sangue para transfusões. A escassez de sangue afeta muitos países do mundo, incluindo o Brasil, pois as doações públicas não são suficientes para atender a crescente demanda.
“Produzir uma terapia celular que leve em conta a escala, a qualidade e a segurança exigidas para testes clínicos em humanos é um desafio muito grande. Mas se tivermos êxito, poderemos garantir a populações de diferentes países o benefício dessas transfusões de sangue”, disse Marc Turner, professor da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e líder do projeto.

Nenhum comentário: