Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

domingo, 27 de abril de 2014

Pela primeira vez dois papas são canonizados em uma cerimônia conjunta

O papa Francisco fez história neste domingo, 27, elevando à santidade, em uma cerimônia conjunta e inédita, os papas João XXIII e João Paulo II, dois de seus antecessores mais famosos.
Multidões de católicos lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano, para presenciar a dupla canonização ministrada pelo papa, que concentrou sua missa em temas de esperança e reconciliação para um bilhão de católicos do mundo.
Foi Francisco quem decidiu realizar a canonização conjunta, retratando os dois ex-papas, duas das figuras mais imponentes do catolicismo do século 20, como “homens de coragem”, que compartilham um lugar na história, embora tenham legados bem diferentes.
João XXIII e João Paulo II são ícones para diferentes públicos dentro da Igreja, e a dupla canonização tem simbolismo político bem como religioso.
João XXIII é considerado o herói dos católicos mais liberais, por seu protagonismo no Segundo Concílio do Vaticano, no início dos anos 1960, e suas tentativas de renovar e abrir a igreja para a era moderna. Já João Paulo II é o herói dos católicos conservadores, não só por seu heroísmo anticomunista e carisma pessoal, mas também por sua resistência a pressões pela liberalização da Igreja.
“Eles eram sacerdotes, bispos e papas do século 20″, disse Francisco em sua homilia. “Eles viveram os trágicos acontecimentos daquele século, mas não foram esmagados por eles. Para eles, “Deus era mais poderoso; a fé era mais poderosa.”

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//