sábado, 5 de abril de 2014

Cientistas mapeiam cérebro humano em formação

Cientistas do Allen Institute for Brain Science, em Seattle, EUA, criaram o mais detalhado mapa já feito sobre o desenvolvimento do cérebro humano.
Durante o estudo, eles mapearam o cérebro do feto humano em seu momento mais importante: a formação do córtex.
Na metade do período de gestação, o cérebro do feto caberia na palma da mão. É nesse período que o córtex, responsável por várias de nossas capacidades cognitivas, começa a se formar. “Esse momento em especial guarda importantes informações sobre o desenvolvimento de desordens cognitivas, como autismo”, diz Ed Lein, autor do estudo.
Para fazer o mapeamento, Lein e sua equipe adquiriram quatro cérebros de fetos em um banco de tecidos especial para pesquisas. Depois, eles cortaram o órgão em 3 mil secções ultrafinas. Em algumas secções foram aplicados corantes e marcadores genéticos para criar um padrão de referência. Em outras secções, os cientistas usaram pequenos microscópios, equipados com laser para cortar e analisar minúsculos pedaços de tecido. A equipe analisou cerca de 20 mil genes e divulgou os resultados na revista Nature.
Segundo Lein, esse é apenas o início de um estudo mais aprofundado, mas foram descobertos alguns resultados interessantes. Por exemplo, 34 genes humanos, cujas sequências diferem das de outros primatas, mostraram-se especialmente ativos durante o desenvolvimento do córtex frontal. Essa parte do cérebro humano é relativamente larga e acredita-se que seja responsável pelo comportamento social e outras habilidades em que os humanos superam outras espécies.
A equipe também analisou 78 genes, que estudos anteriores haviam relacionado ao autismo. Eles descobriram que esses genes são mais ativos em neurônios recém-formados do córtex. Segundo Lein, para entender o autismo é preciso focar no desenvolvimento desses neurônios.

Nenhum comentário: