Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sábado, 12 de abril de 2014

ÁGUA NO ESPAÇO

A Terra não é o único planeta com oceanos. Em 2005, a Cassini, um veículo espacial americano, observou jatos de água sendo arremessados no espaço a partir de rachaduras em uma superfície coberta de gelo de Enceladus, uma das luas de Saturno.
Tais jatos sugerem que Enceladus também tem um oceano, embora ele seja completamente coberto por uma camada de gelo. Segundo cientistas, debaixo do gelo, a água presente neste oceano seria mantida em estado líquido pelo movimento de suas marés, o qual cria uma fricção interna e, com isso, calor.
Em 3 de abril, uma equipe liderada por Luciano Iess, da Universidade de Roma, confirmou que o oceano existe e também mostrou que, assim como o da Terra, o da Lua não cobre todo o corpo celeste. Less descreve, em um artigo publicado no periódico Science, como a sua equipe mapeou a gravidade de Enceladus monitorando a órbita de Cassini. O hemisfério sul da lua contém menos massa do que se não houvesse oceano algum, mas o mesmo não se aplica ao seu hemisfério norte. De modo que o oceano cobre apenas a face sul da Lua.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//