sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sistema elétrico precisa ser à prova de raios




O “apagão” que atingiu partes das regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país na última terça-feira, 4, pode ter sido causado por um raio, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que também descartou as possibilidades de falha humana e de manutenção.
A presidente Dilma Rousseff, por sua vez, reafirmou nesta quinta-feira, 6 — por intermédio do ministro de Comunicação Social, Thomas Traumann –, que “o sistema elétrico brasileiro, necessariamente, precisa ser à prova de raios”.
Ainda de acordo com a presidente, “o sistema elétrico brasileiro foi montado para ser à prova de descargas elétricas, com uma gigantesca rede de para-raios”.
Dilma disse também que, “se raios foram realmente responsáveis pela queda de fornecimento de energia na última terça-feira, cabe a ONS apurar se os operadores estão mantendo adequadamente sua rede de para-raios”.
No final de 2012, Dilma disse a jornalistas que se raios fossem apontados como causadores de “apagões” no país, era para gargalharem. A declaração na época se referia a uma queda de energia no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, negou que o “apagão” da última terça-feira seja reflexo de sobrecarga.
As conclusões sobre o “apagão” deverão ser concluídas em 15 dias, segundo o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp.
      

Nenhum comentário: