sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PERIGO: aparelhos dentários falsos

Uma nova moda entre os adolescentes brasileiros está preocupando os dentistas. A mania agora é comprar aparelhos falsos e aplicá-los com cola extraforte nos dentes.
Com elásticos coloridos e trançados, os aparelhos dentários falsos são vendidos por camelôs em São Paulo e também por meio de redes sociais.
A preocupação dos dentistas deve-se ao fato de que o conjunto de peças colado e unido por um elástico ou fio provoca uma movimentação nos dentes, podendo causar retração na gengiva e perda óssea ou até mesmo dos dentes, entre outros problemas. O uso de colas tóxicas para fixar os aparelhos também pode causar lesões na mucosa da boca.
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo vem tentando coibir o comércio ilegal com apreensões de materiais falsos e que também são vendidos em lojas autorizadas.
Um projeto de lei estadual já protocolado visa restringir à venda de produtos ortodônticos a profissional do setor.
A “instalação” dos aparelhos falsos é feita, em geral, por jovens sem nenhuma formação na área, e que cobram, em média, R$ 120, além de R$ 50 pela manutenção.
Na internet é possível encontrar dezenas de páginas de jovens que oferecem o serviço de colocação e manutenção dos aparelhos dentários falsos, também conhecidos como “diferenciados”.

Nenhum comentário: