Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O número de países com atividades no espaço dobrou na última década


O setor espacial é liderado por empresas, não governos, mas as nações permanecem mais ativas do que nunca. O número de países com atividades no espaço dobrou na última década. Quase 60 nações hoje em dia têm satélites e projetos, e outras 20 têm planos de investimentos. O gasto governamental com programas espaciais civis chegou a U$ 44 bilhões no ano passado, estimulados em parte pelos gastos de países pobres como Cazaquistão e Azerbaijão.
Quando programas militares são incluídos, no entanto, os gastos totais caíram pela primeira vez desde 1995, estima a Euroconsult, uma consultoria de comunicações. (Muitos orçamentos são confidenciais, de modo que é difícil faz uma estimativa precisa.) Os governos reduziram seus gastos como parte de medidas de austeridade, particularmente nos EUA. Mas nos últimos anos os gastos dos EUA atingiram níveis estratosféricos. O país ainda é responsável por mais da metade de todos os gastos governamentais com projetos espaciais, embora essa fatia já tenha sido de 75% no passado. A Rússia, tradicional rival espacial dos EUA, também aumentou os seus gastos. Metade de todas as pessoas que se encontram no espaço hoje em dia é russa.
A China também turbinou o seu orçamento, embora este permaneça modesto em relação ao PIB do país. O seu programa espacial é fonte de orgulho nacional e avanços comerciais. O país pretende lançar 100 satélites nos próximos quatro anos, muito mais do que qualquer outro país. Seus satélites competem com os do Ocidente, especialmente na África e América Latina. Uma terceira onda de países, que inclui Colômbia, Gana e Gabão, quer entrar na corrida espacial com satélites de observação para monitoramento de recursos, no entanto, faltam-lhes recursos e o conhecimento para operá-los.

 




Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//