sábado, 1 de fevereiro de 2014

Musicoterapia: ajuda contra o câncer

Segundo um estudo publicado na revista de divulgação científica Câncer, jovens que se submeteram a musicoterapia conseguiram encarar melhor o tratamento contra o câncer. A pesquisa foi feita por cientistas da Indiana University School of Nursing, em Indianápolis, nos Estados Unidos. Eles acompanharam um grupo de pacientes com idades entre 11 e 24 anos participantes de um projeto que envolvia escrever letras, gravar música e selecionar imagens para fazer um videoclipe.
De acordo com o estudo, os pacientes melhoraram seus relacionamentos com a família e amigos, e se ajustaram melhor aos efeitos adversos do tratamento, assim como conseguiram manejar melhor o estresse, em comparação com outros pacientes que não participaram do projeto.
“Adolescentes e jovens que são resilientes têm a capacidade de superar sua doença, sentem-se em controle e autoconfiantes pela forma como lidaram com o câncer e mostram um desejo de ajudar o outro”, disse a líder do estudo, Joan Haase.
Segundo os pais dos jovens, a ideia de fazer um videoclipe ajudou ainda mais, oferecendo a eles uma melhor compreensão de como é a experiência dos jovens ao lidar com a doença.
Segundo a musicoterapeuta Sheri Robb, a música dá confiança aos jovens e os situam na realidade. “Quando tudo parece incerto, canções que eles conhecem e com as quais se identificam fazem com que se sintam conectados”, ressaltou.
De acordo com a Ong britânica Cancer Research UK, a musicoterapia pode diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida desses pacientes, e aliviar alguns sintomas e efeitos colaterais da doença. A instituição Teenage Cancer Trust afirma que a musicoterapia ajuda jovens e crianças a se comunicarem e cooperarem umas com as outras. A instituição também afirmou que ser tratado ao lado de pessoas da mesma idade faz uma grande diferença.

Nenhum comentário: