Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A mancha que cresce nas nossas costas




Não tem a ver com qualquer desequilíbrio ambiental provocado diretamente por algum acidente ecológico, mas esta mancha causada pela decomposição de algas – e que ocupa 800 quilômetros de extensão entre o Rio de Janeiro e o Paraná é preocupante. De todo modo, observa-se nos diferentes hemisférios uma amplitude térmica impressionante, com temperaturas abaixo de zero no Norte e acima de 40ºC no Sul. O mundo vive fases distintas e radicais que passam pela fusão, vaporização, liquefação e solidificação da água.
A foto de um satélite de monitoração da Nasa mostra a extensão do problema. Pode-se imaginar que já estejamos vivendo as tais “mudanças climáticas” tão faladas em encontros sobre meio ambiente. Mas também pode ser que não. Só o tempo dirá. Meteorologistas brasileiros já admitem para breve a ocorrência de fenômenos climáticos, como tempestades fora do padrão, como forma de a natureza compensar o excessivo calor destes dias. Isso porque a natureza é sábia e faz a parte dela. Já o homem, não.
Já se sabe que os organismos vivos e mortos que formam esta mancha – que atinge os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – foram agrupados pela alta temperatura do mar, de 30ºC na superfície, associada à falta de correntes marinhas que pudessem dissipar o fenômeno.
Fato é que os mesmos cientistas, biólogos e professores que discutem sobre a mancha não sabem e não informam se algumas das espécies comestíveis na região terão seu padrão e qualidade alimentar afetado depois de um episódio gigantesco como esse – com área equivalente a todo o estado de São Paulo.
Fosse o Brasil um país tão responsável quanto grande, o Governo estaria preocupadíssimo com um episódio destas proporções que acontece nas nossas costas – e barbas. Mas foi preciso que o satélite de um país que nos espiona nos alertasse sobre este problema que é de segurança nacional.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//