segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Principais inovações tecnológicas apresentadas este ano na Consumer Electronics Show (CES)

A Consumer Electronics Show (CES) é a maior feira de inovações tecnológicas do mundo. Ela chegou ao fim na última sexta-feira, 10, em Las Vegas, EUA, após quatro dias apresentando as tendências que irão guiar o mercado tecnológico em 2014 e 2015. Selecionamos as nove principais novidades apresentadas na feiras deste ano. Confira!

1) Impressora 3D de alimentos
A novidade tecnológica mais impressionante da CES deste ano ficou por conta de empresa de impressoras 3D, Cubify. A empresa lançou dois novos modelos, a ChefJet e a ChefJet Pro, capazes de imprimir alimentos.
Até o momento, ambos os modelos imprimem apenas cubos de açúcar, chocolate e confeites, mas é o mais próximo que já se chegou dos filmes e desenhos de ficção científica.


2) Espelho inteligente da Toshiba
O espelho inteligente apresentado pela Toshiba é bastante útil. Ele pode ser conectado a smartwatches que monitoram a saúde, o clima ou outros aplicativos, fornecendo informações importantes para o seu dia. Ele é exatamente igual a um espelho convencional, mas é ativado quando uma pessoa se aproxima.
Infelizmente, o dispositivo ainda é apenas um conceito, sem data para chegar ao mercado.


3) Robô futurístico FuroBot
O FuroBot é um robô com cara de desenho animado e uma grande tela com touch screen. Capaz de fornecer informações, avisos e servir de guia, ele seria muito útil em locais de grande circulação, como shoppings.

4) Grillbot: o robô que limpa grelhas
O Grillbot segue o principal propósito das invenções tecnológicas: tornar a vida mais fácil. Equipado com duas escovas giratórias laterais, ele desliza por cima da grelha deixando-a completamente limpa.


5) Computador Edison, da Intel
Imagine um computador do tamanho de um cartão SD, com um transistor de apenas 22 nanômetros, alimentado pelo novo processador da tecnologia Intel Quartz de 400 MHz, que roda Linux, tem Wi -Fi e conectividade Bluetooth. Isso é o futuro.


6) E-cigars
Os cigarros eletrônicos apareceram na CES com os mais variados formatos e sabores. Cachimbos, charutos e cigarros com formato parecido com uma caneta foram apresentados como uma alternativa para quem quer o prazer da nicotina sem abrir mão das liberdades individuais.


7) Sistema Li-Fi
Acredite uma empresa francesa chamada Oledcomm apresentou uma novidade que pode deixar o Wi-Fi obsoleto: o Li-Fi.
Em vez de usar ondas de rádio para transmitir dados, o Li-Fi usa luzes LED moduladas em alta-frequência para transmitir dados. As luzes apagam e acendem de forma tão rápida que é imperceptível ao olho humano.


8 ) Aviões-robôs para mapeamento
Equipado com um câmera de alta resolução o eBee consegue fazer o mapeamento aéreo de uma região com alta precisão. O aparelho é a mais nova prova de que o mapeamento aéreo, antes algo caro e demorado, em breve estará ao alcance de qualquer pessoa.


9) Carros inteligentes
Carros acompanhados com aplicativos para várias funções foram um dos destaques da CES deste ano. Empresas como a Mercedez Benz garantem que os novos modelos têm dispositivos que aperfeiçoam o desempenho do carro, tornando a experiência ao volante muito mais segura.



Nenhum comentário: